metropoles.com

Pontão do Lago Sul tem casamento comunitário com 51 noivos e noivas

Oitava edição promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) garante os direitos civis da família aos noivos sem qualquer custo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Casamento Comunitário GDF
1 de 1 Casamento Comunitário GDF - Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Cinquenta e um noivos e noivas celebraram a união civil na 8ª edição do Casamento Comunitário, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nesse domingo (3/12).

Essa foi a primeira vez que a solenidade ocorreu no Pontão do Lago Sul. As edições anteriores tiveram o auditório do Museu Nacional da República como cenário. Com a nova celebração, o DF já ultrapassou a marca de mais de 300 casais beneficiados.

O “sim” dos casais ocorreu no fim da tarde em uma estrutura montada com flores, música ao vivo e marcha nupcial. Diante da juíza de paz Mirtala Carvalho Delmondez, do cartório de Sobradinho, de autoridades locais e dos convidados, os casais mudaram o status de solteiros para casados em uma cerimônia repleta de emoção.

Desde a primeira edição, em 2020, a política pública instituída por decreto tem como objetivo garantir os direitos civis da família aos noivos e estimular o convívio familiar. O programa é voltado para casais residentes no DF, hipossuficientes e que desejam a habilitação, o registro e a certidão de casamento.

“Estamos regulamentando a situação de algumas pessoas que já estão juntas há muito tempo. Isso é a garantia de direitos e de cidadania, e mostra a dedicação do Governo do Distrito Federal”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Todos os beneficiados ficam isentos dos custos e ainda têm acesso a vestido de noiva, terno, buquê e maquiagem concedidos pelo GDF, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e por parcerias com a sociedade civil e a iniciativa privada, a exemplo do Sistema S responsável pelo preparo das noivas que ocorreu no Senac, no Setor Comercial Sul.

Responsável por ceder o espaço da cerimônia, a administradora do Pontão, Sandra Campos, destacou a relação do espaço com as relações românticas. “Aqui foi o cenário de inícios felizes e agradeço à Sejus por nos deixar fazer parte desse momento tão especial agora, que é o casamento”, revelou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?