Pontão do Lago Sul tem casamento comunitário com 51 noivos e noivas
Oitava edição promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) garante os direitos civis da família aos noivos sem qualquer custo
atualizado
Compartilhar notícia
Cinquenta e um noivos e noivas celebraram a união civil na 8ª edição do Casamento Comunitário, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nesse domingo (3/12).
Essa foi a primeira vez que a solenidade ocorreu no Pontão do Lago Sul. As edições anteriores tiveram o auditório do Museu Nacional da República como cenário. Com a nova celebração, o DF já ultrapassou a marca de mais de 300 casais beneficiados.
O “sim” dos casais ocorreu no fim da tarde em uma estrutura montada com flores, música ao vivo e marcha nupcial. Diante da juíza de paz Mirtala Carvalho Delmondez, do cartório de Sobradinho, de autoridades locais e dos convidados, os casais mudaram o status de solteiros para casados em uma cerimônia repleta de emoção.
Desde a primeira edição, em 2020, a política pública instituída por decreto tem como objetivo garantir os direitos civis da família aos noivos e estimular o convívio familiar. O programa é voltado para casais residentes no DF, hipossuficientes e que desejam a habilitação, o registro e a certidão de casamento.
“Estamos regulamentando a situação de algumas pessoas que já estão juntas há muito tempo. Isso é a garantia de direitos e de cidadania, e mostra a dedicação do Governo do Distrito Federal”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Todos os beneficiados ficam isentos dos custos e ainda têm acesso a vestido de noiva, terno, buquê e maquiagem concedidos pelo GDF, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e por parcerias com a sociedade civil e a iniciativa privada, a exemplo do Sistema S responsável pelo preparo das noivas que ocorreu no Senac, no Setor Comercial Sul.
Responsável por ceder o espaço da cerimônia, a administradora do Pontão, Sandra Campos, destacou a relação do espaço com as relações românticas. “Aqui foi o cenário de inícios felizes e agradeço à Sejus por nos deixar fazer parte desse momento tão especial agora, que é o casamento”, revelou.