metropoles.com

Veja o perfil de cada um dos 31 novos administradores regionais do DF

Governador Ibaneis divulgou os 31 gestores das regiões administrativas do Distrito Federal. Ainda neste ano, o emedebista quer eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/GDF
ibaneis
1 de 1 ibaneis - Foto: Renato Alves/GDF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) pôs fim ao mistério sobre quem comandará as administrações regionais do Distrito Federal ao indicar, na sexta-feira (4/1), os responsáveis pelas áreas. Contudo, os gestores não devem se acomodar nas cadeiras, uma vez que a intenção do chefe do Executivo local é estabelecer um marco legal para participação popular na escolha. Mas pelo menos até que haja a votação, são eles que permanecerão à frente dos órgãos.

Entre os 31 nomes anunciados, ao menos três já são administradores e quatro estiveram à frente dos órgãos no passado. Administradora de Taguatinga, a advogada Karolyne Guimarães dos Santos ficará no cargo, assim como a pedagoga Glayce Helena Barbosa – de Samambaia – e o técnico em agrícola José Joffre Nascimento, do Park Way.

Ex-administrador interino do Sudoeste e Octogonal na gestão de Agnelo Queiroz (PT), e chefe de gabinete da unidade do Itapoã durante o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), Fernando Gustavo Lima da Silva assumirá a Administração Regional da Fercal. Anunciado como administrador de Sobradinho II, Alexandre de Jesus Silva Yañez foi o primeiro a comandar a unidade da Fercal, em 2012, ano na qual foi criada.

Ana Lúcia Pereira de Melo voltará ao cargo de administradora do Riacho Fundo I, o qual ocupou entre 2014 e 2015. Ela esteve envolvida em processo sobre suposto nepotismo por assumir função de assessora do ex-deputado distrital Cristiano Araújo. Na época, era companheira de Artur da Cunha Nogueira, tio do ex-parlamentar. Ambos foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em primeira instância, mas absolvidos por instância superior.

O ex-administrador de São Sebastião Alan José Valim Maia é outro que retornará à função. Ele foi exonerado do mesmo cargo, a pedido, em 2011.

Ampliação
O emedebista ainda vai ampliar o número de administrações, de 31 para 34. Serão criadas as do Sol Nascente e Pôr do Sol, de Arniqueiras e do Arapoanga.

Outra mudança prevista é a retirada do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Scia) da Administração Regional da Estrutural. No novo formato, o Scia seria unido à Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A equipe jurídica do governador avalia como fazer a alteração.

O líder comunitário Goudim Carneiro será o responsável por Pôr do Sol e Sol Nascente. O governador não revelou ainda os administradores de Arniqueiras, do Arapoanga e de Santa Maria.

Confira o perfil de cada um

Eleições
A decisão da Câmara Legislativa (CLDF) de derrubar o veto de Rollemberg e tornar lei o projeto que prevê eleições para administradores regionais será questionada pela equipe de Ibaneis. Embora os deputados distritais tenham validado, em 12 de dezembro de 2018, o Projeto de Lei n° 951/2016, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), a atual gestão avalia que criar regras para esses órgãos é de competência do Executivo.

Sobre as eleições para administradores regionais, Ibaneis disse que encaminhará projeto à CLDF na próxima semana. “Espero convocar a Casa para aprovar todos os projetos emergenciais. Esses que estão sendo nomeados vão ter um prazo para trabalhar e, a partir das ações, a comunidade vai ratificar esses nomes ou escolher outros nomes”. O prazo seria de seis meses para que o processo seja concluído.

Enquanto a população não é convocada a participar, Ibaneis deu um prazo para os administradores mostrarem serviço: 100 dias. “Farei uma avaliação diária e aqueles que em 100 dias não atingirem as metas que eu estabeleci serão trocados ou terão que prestar contas comigo e com a sociedade sobre qual foi o motivo pelo qual não solucionou”, disse nessa sexta-feira (4).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?