União Brasil anuncia Soraya Thronicke como candidata à Presidência
Após Luciano Bivar desistir de candidatura, partido indica para concorrer ao Planalto nome da senadora eleito pelo Mato Grosso do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O União Brasil anunciou nesta sexta-feira (5/8), em São Paulo, Soraya Thronicke como candidata à presidência do Brasil nas eleições 2022. A indicação do nome da senadora vem após Luciano Bivar desistir de concorrer ao Planalto.
“Não é por ser mulher, é por ser qualificadíssima, por ser competente, por defender os interesses democráticos do País”, disse Luciano Bivar ao anunciar a candidatura de Soraya.
Soraya tem 49 anos, nasceu em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Formada em direito, a candidata é descrita pelo partido como “liberal na economia e defensora da família”. Thronicke é presidente do União Brasil Mulher.
Carreira
Ela concorreu a uma disputa eleitoral pela primeira vez em 2018 pelo Partido Social Liberal (PSL) quando se elegeu ao Senado pelo Mato Grosso do Sul. A candidata começou a vida política de filiando ao Partido Novo em 2017.
O vice da chapa é Marcos Cintra, que também é do União Brasil. O economista já foi vereador e deputado federal por São Paulo e secretário especial da Receita Federal do Brasil, indicado por Bolsonaro em 2019.
Convenção nacional
A oficialização da candidatura à presidência contou com a presença de Rodrigo Garcia, governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e seu candidato à vice Geninho Zuliani (União Brasil), atual deputado federal por São Paulo.
Do União Brasil, Luciano Bivar, presidente nacional do partido, Sergio Moro, candidato ao cargo de senador pelo Paraná, e Alexandre Leite, deputado federal, Milton Leite, vereador de São Paulo, participaram do evento realizado no Transamerica Expocenter, na zona sul da capital paulista.
Desistência de Bivar
A senadora substitui Luciano Bivar, presidente nacional do partido, na corrida à presidência pelo União Brasil. O deputado federal por Pernambuco foi lançado em maio como pré-candidato ao Planalto.
No domingo (31/7), Bivar desistiu de ser candidato a presidente e tentará a reeleição à Câmara dos Deputados.
Presença feminina
Com a oficialização da candidatura de Soraya, as eleições 2022 terão o recorde de candidatas mulheres à presidência da República.
Soraya Thronicke (União Brasil), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Simone Tebet (MDB) disputam os votos para presidente do Brasil. Em contrapartida, são oito candidatos ao cargo.