metropoles.com

TRE-DF recebeu mais de 1,1 mil denúncias de propaganda ilegal

Quando há irregularidades, candidatos e partidos são intimados para sanar a ilicitude. Coordenação pode atuar em caso de descumprimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Prédio preto e cinza e gramado à frente
1 de 1 Prédio preto e cinza e gramado à frente - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recebeu mais de 1,1 mil denúncias contra candidatos nas campanhas deste ano. As queixas foram enviadas, de junho até a noite desta terça-feira (2/10), por meio do aplicativo Pardal e por formulário no site oficial do órgão.

De acordo com o juiz eleitoral Pedro Yung-Tay, da Coordenação de Organização e Fiscalização de Propaganda Eleitoral (Cofpe), a maioria das denúncias envolve candidatos a deputado distrital. “É natural que haja número maior relacionado à campanha de cargo que tenha mais concorrentes”, pontuou. Nestas eleições, 981 dos 1.258 postulantes do DF concorrem a uma das 24 cadeiras disponíveis na Câmara Legislativa.

De acordo com o TRE-DF, entre os casos que mais chegaram à Corte estão os de uso de bandeiras em vias públicas. No entanto, a prática não é proibida. “Elas podem ser utilizadas das 6h às 22h, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e de pedestres”, explicou Yung-Tay.

Quando há irregularidades confirmadas, os candidatos e partidos infratores são intimados para sanar as ilicitudes. Todos os casos são encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para ciência ou investigação. A Cofpe pode atuar em caso de descumprimentos das decisões, como na retirada de material de campanha em bens públicos ou privados que ultrapassem o limite permitido, de meio metro quadrado.

Foro
Há quem recorra aos canais do TRE-DF para denunciar atos ilícitos de candidatos à Presidência da República. Entretanto, o juiz lembra que o cargo é de análise exclusiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Nós recebemos 180 ou mais denúncias desse tipo, que arquivamos, encaminhamos ao MP e orientamos os cidadãos a enviarem ao órgão competente”, detalhou.

A Cofpe conta com três juízes eleitorais, três servidores e três estagiários. As reclamações podem ser feitas por qualquer cidadão até o fim das eleições.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?