metropoles.com

Transição do GDF será feita no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Informação foi confirmada ao Metrópoles pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, nesta segunda-feira (29/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Agência Brasília
Centro de Convenções
1 de 1 Centro de Convenções - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início aos trâmites da transição de governo nesta segunda-feira (29/10). O gabinete onde serão passadas as informações da atual gestão para o governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB), será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A coordenação dos trabalhos será feita pela Casa Civil. Segundo o emedebista, os coordenadores da troca serão escolhidos na terça (30).

Será publicado, hoje (29) ou amanhã (30), no Diário Oficial do DF, um decreto estabelecendo todos os procedimentos do processo. Vão participar dele integrantes das secretarias de Fazenda, Planejamento, Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança Pública.

“A orientação do governador Rodrigo Rollemberg [PSB] é buscar interação e maior harmonia possível com Ibaneis para passarmos todas as informações necessárias”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio.

Processo
Entre as promessas feitas por Ibaneis durante o período de campanha, estão a de não nomear nenhuma pessoa investigada por corrupção, fazer lista tríplice para a escolha dos administradores e acabar com o toma lá dá cá. O emedebista terá de definir como será a configuração das secretarias e das administrações regionais.

A partir de agora, o governador eleito pretende seguir os trâmites naturais de uma transição. Tanto Ibaneis quanto Rollemberg prometeram, no domingo (28), deixar para trás as desavenças da campanha e começar a trabalhar na mudança de comando do Executivo local.

“Conversei com o governador Rodrigo Rollemberg, e os embates eleitorais ficam no passado. Ele é uma pessoa que gosta da cidade e vai nos ajudar com as informações para governarmos o DF”, afirmou o advogado.

Secretarias
Hoje, a estrutura do Executivo local tem 21 secretarias. Ibaneis já declarou que pretende enxugar a máquina. Porém, isso não significa redução no número de pastas. “Prefiro 50 secretarias com quadro reduzido a ter 15 sem saber quem manda. Quero pessoas que eu ligue e me apontem resultados. Vou fazer uma política na qual eu saiba de quem cobrar”, ressaltou.

Para o primeiro escalão, o emedebista já revelou um dos nomes. O governador eleito anunciou ao Metrópoles André Clemente para chefiar a Secretaria de Fazenda e afirmou que pretende definir os outros chefes de pastas durante a transição.

“O André é auditor da Receita, tem experiência, ajudou a elaborar o plano de governo. O restante da equipe quero descobrir, trazer os melhores nomes, tirar a cidade dessa polarização azul/vermelho, que fez muito mal ao DF. Quero fazer uma política diferenciada”, enfatizou.

Quanto à Secretaria de Saúde, o recém-eleito titular do Palácio do Buriti disse ter nomes em mente, mas ainda não se decidiu. “Quero alguém que tenha interlocução, que entenda de gestão”, pontuou.

Negociação
Na articulação parlamentar de Ibaneis, ganha destaque nos bastidores o vice-governador, Paco Britto (Avante). Figura pouco conhecida pela população do DF, mas influente no meio político, Britto foi determinante para formar a coligação com a qual o advogado se elegeu. Ele participou de todas as reuniões, conversou com lideranças e fez o meio de campo. Trouxe para a coalizão o Avante, o PHS e o PSL.

Na área de comunicação, Paulo Pestana e Weligton Moraes tiveram grande destaque durante a campanha, mas não são dados como certos no governo. Isso depende da vontade pessoal e dos trâmites que decorrerem da transição.

Fato é que muitos olhos estão voltados para o futuro governo. Alguns deputados chegaram a manifestar interesse em indicar nomes para ocupar cargos estratégicos nas secretarias, mas Ibaneis assegura que ainda não foi procurado por ninguém.

Segurança
Na área de segurança, Ibaneis se comprometeu a escolher um dos nomes indicados na lista tríplice da Polícia Civil que será elaborada pela categoria, hoje com 6,5 mil integrantes. O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo) deve encaminhar as sugestões em 1º de novembro, próxima quinta-feira. O Sindicato da Polícia Civil (Sinpol) também quer opinar. Ibaneis espera que as duas entidades cheguem a um consenso.

A data da entrega do rol de concorrentes será discutida em assembleia da classe marcada para as 17h desta segunda-feira (29/10). “Ibaneis se reuniu conosco e se comprometeu em escolher um dos integrantes da lista”, afirmou o presidente do Sindepo, Rafael Sampaio. A nomeação só deve acontecer em 2019, quando acaba o mandato do atual diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba.

Quando o assunto é o nome a ocupar a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, o Sindepo espera que seja alguém de Brasília. “Precisamos de alguém que entenda nossa realidade”, completou Sampaio.

Sindicatos da saúde
Sindicatos e conselhos da saúde reúnem-se nesta segunda-feira (29) para discutir o posicionamento no novo cenário com o governador eleito. A intenção é pontuar as dificuldades do setor e apresentá-las para Ibaneis. É possível, ainda, que sejam defendidos alguns nomes para ocupar o cargo de secretário de Saúde.

O encontro será às 19h30, na 714 Norte, sede do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF). Os organizadores são o deputado distrital eleito Jorge Vianna (Podemos) e a entidade que defende a classe.

Confirmaram presença: Sindicato dos Médicos (SindMédico-DF); Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF); Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde (Sindivacs-DF); Sindicato dos Odontologistas do DF (SODF); Sindicato dos Biomédicos do DF (SindBiomédicos-DF); Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?