metropoles.com

STJ adia análise de recurso de Eurides Brito para perícia em gravações

Julgamento estava previsto para ocorrer na quinta-feira (8/2), mas foi adiado por decisão do ministro Reynaldo Soares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
eurides brito
1 de 1 eurides brito - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou a análise do pedido de reconsideração da pena de 10 anos da ex-deputada Eurides Brito, imposta pela 7ª Vara Criminal de Brasília pelo crime de corrupção passiva. A distrital cassada foi flagrada em vídeo, recebendo dinheiro do delator da Caixa de Pandora, Durval Barbosa, e guardando os maços na bolsa. Os valores teriam sido pagos em troca de apoio à gestão do ex-governador José Roberto Arruda (PR, à época no DEM).

A decisão publicada na última sexta-feira (9/2) é do ministro Reynaldo Soares Fonseca e foi baseada em outra liminar favorável ao ex-governador Arruda, quem na última semana teve aceito recurso para que seu caso seja analisado somente após o resultado da perícia nas gravações feitas por Durval Barbosa.

O pedido do advogado da ex-distrital, Eduardo Alckmin, baseia-se no fato de o equipamento usado por Durval para realizar a filmagem pertencer ao próprio delator – isto é, Barbosa não utilizou o aparelho que havia sido entregue a ele pela Polícia Federal.

“Visto, por esta ótica, é de se reconhecer, também, que, diante da importância do resultado da perícia em questão que afeta diretamente as acusações imputadas ao reclamante, a decisão por mim proferida na RCL 34.135/DF gera, também, efeitos em relação aos processos já sentenciados e pendentes de exame de apelação, na medida em que o resultado da perícia pode contribuir tanto para elucidar sobre a existência, ou não, de manipulação do conteúdo da gravação, como também para esclarecer sobre a existência, ou não, de prejuízo ao réu, sem o qual não se declara nulidade”, afirma o ministro Reynaldo Soares Fonseca, em seu despacho.

Com a decisão, a 7ª Vara Criminal deverá ser comunicada com urgência para que não proceda ao cumprimento da pena. Além disso, o julgamento do recurso não ocorrerá até a conclusão da perícia.

Procurados, Eduardo Alckmin e Eurides Brito não retornaram as ligações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?