Site do GDF é hackeado com mensagem contra a corrupção
O site do Governo do Distrito Federal foi hackeado no fim da tarde desta quinta-feira (17/9). Assinado pelo grupo Anarchy Ghost, o site traz uma mensagem de protesto contra a corrupção. O grupo Anarchy Ghost, que tem mais de 10 mil seguidores no Facebook, tirou onda com a cara do GDF. A reportagem do Metrópoles entrou […]
atualizado
Compartilhar notícia
O site do Governo do Distrito Federal foi hackeado no fim da tarde desta quinta-feira (17/9). Assinado pelo grupo Anarchy Ghost, o site traz uma mensagem de protesto contra a corrupção.
O grupo Anarchy Ghost, que tem mais de 10 mil seguidores no Facebook, tirou onda com a cara do GDF. A reportagem do Metrópoles entrou em contato com o grupo, por meio das redes sociais, e eles falaram que as invasões são atos para demonstrar a insatisfação com o GDF: “Apenas um simples protesto”.
Além do site do GDF, a página de várias secretarias, como a de Educação, e de autarquias, como o Detran, foram invadidas.
Assim que soube que as páginas haviam sido hackeadas, a secretária de Comunicação, Vera Canfran, pediu que todo o conteúdo fosse retirado do ar. No entanto, os sites seguem funcionando com a mensagem dos hackers: sob nova direção.
Os hackers postaram um vídeo da música “Brado Retumbante”, do rapper MV Bill.
Em meio à crise financeira e digital, a boa notícia é que a página da Fazenda foi poupada.
Em nota, o GDF disse que lamenta o ocorrido. Confira a íntegra do comunicado:
Os sites do governo de Brasília foram invadidos na tarde de hoje (17). As páginas foram retiradas do ar e as providências estão sendo tomadas para que os acessos aos sites e serviços sejam estabelecidos o mais rápido possível. O governo de Brasília lamenta este tipo de ação, que traz prejuízos à sociedade.
Não é de hoje…
Esta não é a primeira vez que hackers invadem servidores do GDF. Em 2011, a página da Secretaria de Cultura ficou quase cinco dias fora do ar, após ataque do grupo iPiratesGroup & AntiSecBrTeam. Já em 2013, mais de 100 páginas no domínio df.gov.br ficaram fora do ar por algumas horas graças à ação do grupo Anonymous.
Segundo pesquisa divulgada pela empresa de segurança de informação Cyveillance, em novembro do ano passado, o Brasil é o pais que mais sofre com ataques de hackers a sites de governo.