metropoles.com

Servidores da Saúde protestam contra mudanças na atenção básica

Diante de uma galeria lotada, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, tentou justificar mudanças feitas pela pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Granda/CLDF
Reprodução CLDF
1 de 1 Reprodução CLDF - Foto: Carlos Granda/CLDF

Servidores da Secretaria de Saúde usaram a galeria da Câmara Legislativa, nesta quinta-feira (9/3) para protestar contra mudanças na atenção primária e a supressão de direitos, como a alteração nas gratificações por titulações.

Sindicalistas e trabalhadores pediram a revogação das portarias que tratam do assunto – entre elas, a 77, a 78 e a 94 – e alegaram déficit de servidores e estrutura inadequada para implementar o modelo de Saúde da Família proposto pelo governo. Presente à reunião, o secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena, garantiu haver recursos humanos suficientes para atender 75% dos usuários.

“Como aumentar a cobertura de 32% para 75% com menos de mil agentes de saúde cadastrados?”, questionou o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate), Jorge Viana. E completou: “O governador prometeu contratar mais 2 mil agentes e não cumpriu, não sei como vai fazer esse milagre agora”.

Denúncias
Durante a comissão geral, Jorge Viana denunciou irregularidade no repasse de recursos do governo federal para o GDF. Segundo ele, o DF recebe recursos para contratar agentes de saúde comunitária para jornadas de 40h por semana; contudo, as contratações feitas são de 20h. “Isso é apropriação indébita, é crime”, disse a deputada Celina Leão (PPS), que solicitou o encaminhamento das informações para fiscalização.

Outra denúncia feita por representantes dos servidores foi supostos assédio moral e ameaças contra os trabalhadores, visando a impedir a participação e a manifestação no debate na tarde desta quinta.

Com informações da Agência Câmara Legislativa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?