Senado: Margareth Buzetti presidirá Comissão de Relações Exteriores
O mandato da presidência do colegiado é de dois anos, mas a senadora Buzetti permanecerá no cargo só até dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) elegeu nesta terça-feira (20/9) a senadora Margareth Buzetti (PP-MT) como presidente do colegiado até fevereiro de 2023. O cargo pertencia à senadora Kátia Abreu (PP-TO), que está licenciada para concorrer à reeleição. Na ausência da tocantinense, é o suplente Guaracy Silveira (PP-TO) que se encontra em exercício.
O mandato da presidência do colegiado é de dois anos, mas a senadora Buzetti permanecerá no cargo só até dezembro. Em 2023, serão eleitos os novos dirigentes de todas as comissões permanentes da casa.
No colegiado, são sabatinados os indicados ao cargo de embaixador do Brasil em outros países, além de nomes que são referendados ou não em Plenário. Além disso, a CRE também deve apreciar os acordos internacionais, assinados entre o Brasil e outros países e validados pelos senadores. A comissão é considerada a mais estratégica do Senado.
A senadora Margareth Gettert Buzetti tomou posse em junho, como primeira suplente do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), licenciado para tratamento de saúde. No discurso de posse, a parlamentar, que é empresária, criticou a “persistência do machismo e da hipocrisia” e afirmou que sua presença no Senado representa um novo Brasil que “floresceu para muito além dos preconceitos”.