Sem atraso: Eliana Pedrosa chega de helicóptero a agenda em Brazlândia
Líder nas pesquisas, a ex-parlamentar fez corpo a corpo e prometeu dar mais atenção à saúde da região administrativa
atualizado
Compartilhar notícia
Em agenda de campanha nesta quinta-feira (20/9), a candidata do Pros ao Governo do Distrito Federal (GDF), Eliana Pedrosa, mostrou estar em vantagem sobre seus concorrentes no quesito “rapidez”. Ela usou um helicóptero para chegar a Brazlândia, que fica a cerca de 50km do Plano Piloto.
Após desembarcar em uma chácara da região, a candidata completou o trajeto de carro até a Feira do Produtor da Vila São José, onde ocorreu o corpo a corpo. Segundo a assessoria da ex-parlamentar, foram contratadas algumas horas de voo para situações de emergência, como nos dias em que a agenda estivesse muito apertada.
Os gastos com a aeronave, completou a assessoria, serão divulgados na prestação de contas à Justiça Eleitoral. Até o momento, não consta, no site do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), qualquer valor relativo ao uso de helicóptero.
Se não conseguir ir ao segundo turno, Eliana terá até 6 de novembro para reportar o dispêndio. Caso avance à etapa final, o prazo vai até 17 de novembro.
No Distrito Federal, empresas privadas cobram cerca de R$ 6,5 mil por hora pelo aluguel de helicópteros.
Cobranças
Durante o percurso em Brazlândia, feirantes cobraram da ex-parlamentar melhor infraestrutura para o local. “Não temos energia elétrica, e os banheiros estão todos quebrados. Não há um representante que lute pelas nossas causas e organize a situação. Qualquer um monta sua banca na feira”, disse Marluce Pereira, 52 anos, há 17 trabalhando no espaço.
Para engrossar o coro, o feirante Noé Antônio dos Santos, 65, pediu “comprometimento”. “Não adianta vir aqui só porque é eleição. Assim como vocês precisam do nosso voto, precisamos da atenção do governo o mandato inteiro”, desabafou.
Em resposta, Eliana disse que pretende reformar os banheiros, ampliar o espaço e aumentar o policiamento em horário de funcionamento da feira.
Pesquisas
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (20/9) indica a ex-deputada distrital ainda na liderança, com 20%. Ela está tecnicamente empatada com Alberto Fraga (DEM), que vem em segundo, com 14%. Já o concorrente Ibaneis Rocha (MDB), desde a última sondagem, cresceu nove pontos percentuais e hoje tem 13% das intenções de voto.
Entretanto, a ascensão do emedebista, segundo Eliana, não a intimida. “Quando coloquei o meu nome, estava disposta a enfrentar quaisquer que fossem os candidatos. Quem não tem essa coragem, é melhor ficar em casa.”
Em agenda de campanha, Ibaneis chegou a caracterizar a política de Eliana como “do passado”. Em resposta, a postulante ao Palácio do Buriti subiu a voz e pediu que os eleitores comparem as propostas de ambos os candidatos.
“É só olhar o meu plano de governo para ver qual dos dois é mais moderno. Estou com uma visão de futuro. Nós não temos só o papel de trazer desenvolvimento para o DF, mas também de exportar as melhores práticas em todas as áreas para todos os brasilienses”, acrescentou.
Zerando as filas
Para a buritizável, a saúde pública é prioridade na região administrativa. Duas medidas apontadas pela candidata são zerar a fila de espera por cirurgias e exames e desfazer a regionalização de atendimento do Hospital Regional de Brazlândia.
“Desde que levaram a direção do hospital para Ceilândia, a população ficou sem ter onde reclamar pela falta de serviços. Cada cidade voltará a tomar suas próprias decisões e terá suas respectivas direções”, prometeu a postulante ao Buriti.