metropoles.com

Sem atraso: Eliana Pedrosa chega de helicóptero a agenda em Brazlândia

Líder nas pesquisas, a ex-parlamentar fez corpo a corpo e prometeu dar mais atenção à saúde da região administrativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Natália Moura/Especial para o Metrópoles
eliana pedrosa
1 de 1 eliana pedrosa - Foto: Natália Moura/Especial para o Metrópoles

Em agenda de campanha nesta quinta-feira (20/9), a candidata do Pros ao Governo do Distrito Federal (GDF), Eliana Pedrosa, mostrou estar em vantagem sobre seus concorrentes no quesito “rapidez”. Ela usou um helicóptero para chegar a Brazlândia, que fica a cerca de 50km do Plano Piloto.

Após desembarcar em uma chácara da região, a candidata completou o trajeto de carro até a Feira do Produtor da Vila São José, onde ocorreu o corpo a corpo. Segundo a assessoria da ex-parlamentar, foram contratadas algumas horas de voo para situações de emergência, como nos dias em que a agenda estivesse muito apertada.

Os gastos com a aeronave, completou a assessoria, serão divulgados na prestação de contas à Justiça Eleitoral. Até o momento, não consta, no site do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), qualquer valor relativo ao uso de helicóptero.

Se não conseguir ir ao segundo turno, Eliana terá até 6 de novembro para reportar o dispêndio. Caso avance à etapa final, o prazo vai até 17 de novembro.

No Distrito Federal, empresas privadas cobram cerca de R$ 6,5 mil por hora pelo aluguel de helicópteros.

Cobranças
Durante o percurso em Brazlândia, feirantes cobraram da ex-parlamentar melhor infraestrutura para o local. “Não temos energia elétrica, e os banheiros estão todos quebrados. Não há um representante que lute pelas nossas causas e organize a situação. Qualquer um monta sua banca na feira”, disse Marluce Pereira, 52 anos, há 17 trabalhando no espaço.

Para engrossar o coro, o feirante Noé Antônio dos Santos, 65, pediu “comprometimento”. “Não adianta vir aqui só porque é eleição. Assim como vocês precisam do nosso voto, precisamos da atenção do governo o mandato inteiro”, desabafou.

Em resposta, Eliana disse que pretende reformar os banheiros, ampliar o espaço e aumentar o policiamento em horário de funcionamento da feira.

Pesquisas
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (20/9) indica a ex-deputada distrital ainda na liderança, com 20%. Ela está tecnicamente empatada com Alberto Fraga (DEM), que vem em segundo, com 14%. Já o concorrente Ibaneis Rocha (MDB), desde a última sondagem, cresceu nove pontos percentuais e hoje tem 13% das intenções de voto.

Entretanto, a ascensão do emedebista, segundo Eliana, não a intimida. “Quando coloquei o meu nome, estava disposta a enfrentar quaisquer que fossem os candidatos. Quem não tem essa coragem, é melhor ficar em casa.”

Em agenda de campanha, Ibaneis chegou a caracterizar a política de Eliana como “do passado”. Em resposta, a postulante ao Palácio do Buriti subiu a voz e pediu que os eleitores comparem as propostas de ambos os candidatos.

“É só olhar o meu plano de governo para ver qual dos dois é mais moderno. Estou com uma visão de futuro. Nós não temos só o papel de trazer desenvolvimento para o DF, mas também de exportar as melhores práticas em todas as áreas para todos os brasilienses”, acrescentou.

Zerando as filas
Para a buritizável, a saúde pública é prioridade na região administrativa. Duas medidas apontadas pela candidata são zerar a fila de espera por cirurgias e exames e desfazer a regionalização de atendimento do Hospital Regional de Brazlândia.

“Desde que levaram a direção do hospital para Ceilândia, a população ficou sem ter onde reclamar pela falta de serviços. Cada cidade voltará a tomar suas próprias decisões e terá suas respectivas direções”, prometeu a postulante ao Buriti.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?