metropoles.com

Sandra Faraj é notificada pela Corregedoria da Câmara Legislativa

Distrital, acusada de uso irregular de verba indenizatória, tem 10 dias para apresentar sua defesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
sandra faraj
1 de 1 sandra faraj - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O tempo começou a correr contra a deputada distrital Sandra Faraj (SD). No fim da manhã desta segunda-feira (3/4), o corregedor da Câmara Legislativa, deputado Juarezão (PSB), notificou a parlamentar, suspeita de usar indevidamente a verba indenizatória. Ela terá 10 dias úteis para apresentar sua defesa prévia à Corregedoria. O prazo vence no dia 18 deste mês.

Na última terça-feira (28), a abertura do processo de cassação contra a distrital foi lida no Plenário da Casa, após a Mesa Diretora aceitar denúncia contra Sandra Faraj.

Ela é acusada de ter contratado serviço de publicidade da NetPub, ter recebido as notas, pedido o ressarcimento da verba indenizatória, mas não ter pago pelo trabalho. A denúncia foi feita pelo ex-servidor e sócio da NetPub, Filipe Nogueira.

Sandra Faraj nega as acusações e diz ser vítima de um complô articulado por ex-servidores de seu gabinete. De acordo com ele, a parlamentar teria embolsado R$ 150 mil, em um período de um ano. A ONG Adote um Distrital é a autora do pedido de cassação.

Próximos passos
O parecer do corregedor será encaminhado à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, que terá mais 60 dias para definir se o processo contra Sandra seguirá ou será arquivado. Dado o parecer favorável ao prosseguimento, a matéria passa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avalia se todos os quesitos legais foram seguidos e a envia ao plenário.

Caso o processo cumpra todas essas etapas, a cassação de Sandra Faraj será decidida pelo conjunto dos distritais, em voto aberto em plenário. Se todo os prazos forem usados, a previsão é de que o destino da parlamentar seja definido no início de julho.

As denúncias contra a deputada também estão em análise no Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), que ainda não se pronunciou sobre os fatos nem apresentou argumentos para a abertura de um processo no Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?