metropoles.com

Saída de Frejat: opositores de Rollemberg fazem maratona de reuniões

Grupo ligado ao ex-secretário de Saúde e de Cristovam Buarque intensificam conversas após a desistência do pré-candidato do PR ao Buriti

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-07-25 at 14.23.34
1 de 1 WhatsApp Image 2018-07-25 at 14.23.34 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após o pré-candidato Jofran Frejat (PR) anunciar que desistiu de vez da corrida ao governo do Distrito Federal, os bastidores do cenário político brasiliense voltaram a pegar fogo. No Lago Sul, na casa de Tadeu Filippelli (MDB), ex-vice-governador e presidente do MDB-DF, a movimentação começou cedo na manhã desta quarta-feira (25/7).

O primeiro a ser recebido pelo emedebista foi o presidente do Avante no DF, Paco Britto. Logo depois, chegaram outros representantes da chapa que era liderada pelo ex-secretário de Saúde: o deputado federal Rôney Nemer (PP); o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB); e Alexandre Bispo, responsável pelo partido de Frejat no Distrito Federal.

5 imagens
Rôney e Filippelli
Marcos Pacco, presidente regional do Podemos, e o ministro Ronaldo Fonseca (terno) chegando à casa de Fillippelli
Alexandre Bispo (PR) foi escolhido vice de Alberto Fraga (DEM) e promete abrir canal com a juventude no eventual governo democrata
Filippelli acompanha Ronaldo Fonseca e Marcos Pacco até a porta da casa
1 de 5

Ibaneis Rocha é um dos nomes cotados para assumir o posto no lugar de Frejat

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Rôney e Filippelli

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Marcos Pacco, presidente regional do Podemos, e o ministro Ronaldo Fonseca (terno) chegando à casa de Fillippelli

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Alexandre Bispo (PR) foi escolhido vice de Alberto Fraga (DEM) e promete abrir canal com a juventude no eventual governo democrata

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Filippelli acompanha Ronaldo Fonseca e Marcos Pacco até a porta da casa

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O grupo passou toda a manhã reunido a portas fechadas. “Estamos conversando para buscar um caminho”, disse Filippelli. Uma das possibilidades é Ibaneis assumir o posto de Frejat na disputa pelo Buriti. “A reunião vai continuar, temos muito o que conversar”, disse o ex-presidente da OAB-DF.

Em conversa com a coluna Janela Indiscreta, nessa terça (24), Ibaneis disse que pode voltar ao páreo novamente, caso seu nome seja consenso entre os partidos coligados. PR, MDB, PP, DEM, PHS e Avante integram a chapa, agora órfã de Frejat. Além do ex-presidente da OAB-DF, alguns integrantes da coalizão defendem o nome do deputado Alberto Fraga (DEM) para entrar na corrida pelo GDF.

Uma ausência sentida no encontro foi a do deputado federal Laerte Bessa (PR), que esteve ao lado de Frejat durante os principais capítulos da desistência do ex-secretário de Saúde. Um dos defensores mais ferrenhos da volta do médico à disputa, o delegado aposentado disse que iria, primeiro, conversar com o cacique nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, para depois voltar a discutir com aliados. “Vou ouvi-lo para saber quais serão os rumos do partido”, disse o parlamentar.

Por outro lado, surpreendeu a presença do deputado federal licenciado e ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca (sem partido), e a do ex-administrador do Plano Piloto Marcos Pacco – presidente do Podemos no Distrito Federal, que não compõe a coalizão de apoio a Frejat. O presidente do MDB-DF teria atendido ambos em uma sala separada.

Fonseca, no entanto, afastou a possibilidade de uma possível aliança. “Viemos como amigos do Frejat e Filippelli. Queríamos entender melhor tudo o que aconteceu”, afirmou.

Terceira via
Do outro lado, os dois principais coordenadores da chamada terceira via, o deputado federal Rogério Rosso (PSD) e o senador Cristovam Buarque (PPS), passaram o dia em contato. Cristovam afirmou que o principal assunto em discussão são as eleições proporcionais.

“Hoje, é essa nossa preocupação. E, a partir dela, vamos definir nosso cabeça de chapa”, afirmou o senador. Sobre a possível união da terceira via com o grupo do ex-secretário de Saúde, Cristovam foi enfático: “O Frejat é, atualmente, um dos nomes mais respeitados na cidade e abandonou as eleições para se afastar de um grupo político. Não vejo sentido que a terceira via se alie com pessoas que o próprio Frejat repudiou”, assinalou.

No entanto, o senador reconhece que o contato entre os grupos aumentou após a saída definitiva do pré-candidato pelo PR da disputa ao Buriti. Por volta das 15h30 desta quarta (25), Rosso e Cristovam se reuniram com o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, na sede do partido na Asa Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?