Rollemberg tenta esvaziar reunião de parlamentares na casa de Izalci
Governador chama distritais para conversa pouco antes do encontro marcado entre senadores e deputados das câmaras federal e Legislativa
atualizado
Compartilhar notícia
Irritado com a reunião de pelo menos 30 dos 35 parlamentares do Distrito Federal marcada para a manhã desta terça-feira (31/1), Rodrigo Rollemberg (PSB) tenta esvaziar o evento entre senadores, deputados federais e distritais. Na noite de segunda-feira (30), o governador convocou a base na Câmara Legislativa para um encontro às 9h — meia hora antes do café da manhã promovido pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB).
No cardápio da refeição que será servida na casa do tucano, estão debates sobre as crises do DF, como hídrica, a econômica e a política. Mas a manobra de Rollemberg soou indigesta para os organizadores do encontro.Deputados e um senador chegaram a ligar para Rollemberg na tentativa de dissuadi-lo, mas o governador teria dito não se lembrar do encontro das bancadas e que não haveria outro horário para conversar com a base antes do início do ano legislativo. A Câmara Legislativa, por exemplo, retoma as atividades na quarta (1°/2). A iniciativa do socialista se tornou alvo de ataques.
É mais uma atitude pequena do governador. O café é para ajudar o governo, e não para criticar a gestão dele. Acredito que essa foi uma tentativa de esvaziar a reunião, mas acredito que os distritais vão ao encontro e, depois, para a reunião com o governador
Izalci Lucas, deputado federal
Segundo o tucano, confirmaram presença 17 distritais, cinco deputados federais e dois senadores.
Celina Leão (PPS), que está nesse grupo, acredita que a decisão do governador pode transformar a reunião programada para ser um “debate de soluções para o DF” em um encontro de oposicionistas. “O governador deveria mandar sua base buscar soluções para os problemas do DF. Não se trata de uma reunião política, mas de uma reunião institucional”, disse.
Procurada pela reportagem, a assessoria do governador afirmou que a reunião marcada por ele foi um pedido dos próprios distritais da base governista.