metropoles.com

Rollemberg sobre presidenciáveis: “Não sou neutro. Sou independente”

Desde o anúncio de que não apoiaria nem Jair Bolsonaro (PSL) nem Fernando Haddad (PT), governador vem sendo cobrado sobre seu posicionamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Rodrigo Rollemberg
1 de 1 Rodrigo Rollemberg - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em agenda de campanha nesta sexta-feira (12/10), o candidato à reeleição ao Palácio do Buriti, Rodrigo Rollemberg (PSB), fez corpo a corpo nos corredores da Feira dos Importados. Durante a caminhada, explicou sua posição em relação à corrida presidencial: “Não sou neutro. Sou independente”. Desde quando anunciou que não apoiaria nem Jair Bolsonaro (PSL) nem Fernando Haddad (PT), o governador vem sendo cobrado por ter ficado em cima do muro.

“Ser neutro é você não ter posição. Nós temos uma posição política independente e de reafirmação de valores como a defesa da democracia e dos direitos humanos. Temos visto as famílias se dividirem, os amigos se distanciando em função de uma disputa presidencial acirrada. E nossa responsabilidade é unificar Brasília. Portanto, um apoio a qualquer candidatura só acordaria ainda mais os ânimos”, explicou.

Revolta
Na feira, tomou caldo de cana, comeu pastel e comprou presentes para os netos. Durante o trajeto, foi abordado por pessoas cobrando melhorias no sistema de saúde. Uma delas, mais exaltada, chegou a chamar Rollemberg de “mentiroso”.

Geraldo Luciano da Silva, 53 anos, contou que perdeu o pai, Valmiro Luciano da Silva, 90, esta semana. Muito nervoso, disse que a culpa foi do atendimento tardio nos hospitais regionais de Taguatinga e de Samambaia. “Ele chegou passando mal às 7h, com meu sobrinho, e demorou demais para passar pela triagem. Quando o atenderam, ele já estava enfartando e morreu”, lamentou o homem.

A equipe do governador anotou o telefone dele e afirmou que iria apurar o caso e abrir uma sindicância, se necessário. “Isso não adianta mais, meu pai já morreu”, respondeu Geraldo.

Ao final da caminhada, o governador prometeu 100% de cobertura do Saúde na Família em todo o Distrito Federal, caso seja eleito, e reafirmou a decisão de implementar em outras unidades o modelo de gestão do Instituto Hospital de Base. De acordo com Rodrigo Rollemberg, a próxima unidade a virar instituto será o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

Em matéria publicada nesta sexta (12/10), o Metrópoles mostrou que longas filas e esperas intermináveis fazem parte da vida dos pacientes que dependem das unidades de saúde pública do Distrito Federal. Quem precisa de atendimento à noite vive drama ainda pior.

A reportagem visitou hospitais públicos de quatro cidades durante o plantão noturno dessa quarta (10) e encontrou demora de até 10 horas para o cidadão se consultar com um médico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?