Rollemberg lança plano de governo: algumas propostas são de 2014
O programa apresentado a correligionários, apoiadores e imprensa foi batizado de Casa Arrumada, Hora da Virada
atualizado
Compartilhar notícia
Candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB) lançou o plano de governo das eleições de 2018, nesta segunda-feira (13/8). Algumas das promessas foram feitas também há quatro anos, como a expansão do metrô até a Asa Norte, a construção do Hospital do Câncer, a realização de concurso público para as administrações regionais, a reforma do Teatro Nacional e o funcionamento amplo do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic).
O programa apresentado aos correligionários, apoiadores e à imprensa foi batizado de Casa Arrumada, Hora da Virada. Nas eleições de 2018, a coligação de Rollemberg – intitulada como Brasília de Mãos Limpas – conta com o PSB, PV, PCdoB, PDT e Rede. Há quatro anos, o então candidato estava com o PSB, PDT, PSD, Solidariedade e Rede.
O plano de governo de 2014 – intitulado como Cidade, Cidadão, Cidadania – incluía a “conclusão das estações do metrô na Asa Sul e a extensão de linhas para Asa Norte, Samambaia e Ceilândia”. Embora tenha retomado as obras das Estações 106 Sul, da 110 Sul e da Estrada-Parque, a ampliação das linhas para Asa Norte, Ceilândia e Samambaia nem sequer começaram.
Ainda sobre mobilidade, Rollemberg diz que concluirá o BRT Sul e fará a implantação BRT Norte, ligando Sobradinho ao Plano Piloto. Em 2014, porém, já havia feito promessa similar: “Construção do corredor de transporte coletivo Norte, ligando o Plano Piloto a Sobradinho e Planaltina”.
Neste ano, Rollemberg assegurou que, em eventual segundo governo, Sol Nascente também ganhará o corredor exclusivo e ônibus articulados.
O governador inaugurou o Biotic em 21 de junho de 2018, mas ainda promete consolidar a implantação do empreendimento caso seja reeleito. “Essa foi uma solicitação do PCdoB, bastante sintonizada com o que nós pensamos de transformar Brasília em um grande polo de ciência, tecnologia e inovação”, explicou Rollemberg.
A reestruturação do Teatro Nacional também deve ficar para o próximo governo. Segundo Rollemberg, a “prioridade absoluta” no setor cultural é a reforma e recuperação do local, que se arrasta há anos.
Outras promessas
Já na área da saúde, o socialista se comprometeu a garantir 100% da cobertura do Programa Estratégia Saúde da Família, de atenção primária, nas comunidades mais vulneráveis. Além disso, de acordo com Rollemberg, caso seja reeleito, pretende construir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) em regiões como Ceilândia, Samambaia, São Sebastião.
Na educação, o compromisso é de universalizar a educação infantil para crianças de 3 anos, além de ampliar o acesso para quem tem até 2 anos. “Diversas creches serão construídas”, informou chefe do Executivo local. Rollemberg prometeu, ainda, a ampliação dos Centros de Línguas para todas as regiões administrativas. Atualmente, há unidades em 17 localidades, segundo o governador.
Além de pincelar as propostas em caso de um segundo governo, Rollemberg afirma que irá dar o reajuste aos servidores públicos, que aguardam pelo aumento há anos. “Após arrumada a casa e de forma responsável, analisando as possibilidades orçamentárias, temos consciência de que vamos garantir recomposição salarial dos servidores públicos”, afirmou.
Sobre as UBSs, Rollemberg destacou que algumas unidades já estão sendo licitadas. “Serão iniciadas e concluídas em nosso governo”, afirmou. O chefe do Executivo local ainda ressaltou que “muitas das iniciativas aqui colocadas na verdade já foram iniciadas, estão em elaboração e serão colocadas como prioridade nesse programa de governo”.
Rollemberg, no entanto, ressaltou que o programa não é definitivo.