metropoles.com

Rollemberg fecha governo com 576 comissionados a mais do que em 2015

No primeiro balanço divulgado pelo GDF na gestão de Rodrigo Rollemberg, em março de 2015, havia 13.764 comissionados. Hoje, são 14.340

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 18/10/2016Fotos Palacio do BuritiLocal: Palacio do BuritiFoto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 18/10/2016Fotos Palacio do BuritiLocal: Palacio do BuritiFoto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) aumentou em 576 o número de cargos comissionados, numa comparação entre o primeiro balanço divulgado pela gestão, em março de 2015, e o último, de dezembro de 2018, segundo o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (27/12).

Embora tenha dito, ao logo do mandato, que uma das prioridades do governo seria enxugar os cargos comissionados, Rollemberg encerra sua gestão com 14.340 servidores sem vínculo com a administração, contra os 13.764 registrados há quatro anos.

Confira o mapa de servidores com dados de dezembro de 2018:

Dodf by on Scribd

Exoneração
Para dar espaço à equipe de transição do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), Rollemberg exonerou, em 6 de novembro, 21 servidores comissionados de diversas áreas da atual gestão, como secretarias e administrações regionais.

A Comissão de Transição foi criada na estrutura do gabinete de Rodrigo Rollemberg, na Governadoria. São seis cargos de natureza especial e sete de assessoramento técnico. Os valores das remunerações variam entre R$ 2,9 mil e R$ 8,9 mil. De acordo com o governo, não houve aumento de despesas. O grupo será desfeito em 1º de janeiro de 2019, quando a nova gestão assumir o Governo do Distrito Federal (GDF).

Protagonismo de efetivos
Em entrevista ao Metrópoles em novembro, Ibaneis assegurou que o funcionalismo público terá protagonismo em seu mandato: ele quer 70% dos postos ocupados por funcionários efetivos até o fim do 2022.

O emedebista prometeu a nomeação dos aprovados em certames já realizados, além de mais seleções nas áreas de educação, saúde, segurança pública e transporte. “Quero diminuir, ao longo do tempo, essa dependência dos cargos comissionados”, pontuou à época.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?