Rollemberg é “esculachado” em batalha de MCs no Museu da República
Ao passar por evento de hip hop, no domingo, o governador teve que ouvir críticas dos jovens moradores da periferia do DF
atualizado
Compartilhar notícia
“Deu ruim” a passagem do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), e do secretário de Cultura, Guilherme Reis, pela Batalha do Museu – disputa de improviso de rimas por cantores de rap de várias cidades do Distrito Federal. O evento acontece todo domingo, desde 2012, a partir das 16h, na área externa do Museu da República.
A ida do governador foi uma tentativa de aproximação com os meninos e meninas do hip hop, gênero predominante em várias comunidades carentes do DF. Mas os MCs, como são chamados os cantores de rap, aproveitaram para criticar a atual gestão. “Político só aparece quando está perto da campanha, se a gente for procurar, ele sobe pra montanha”, bradou o rapper MC Zen, acompanhado por gritos da multidão.
Em vídeo publicado pelo site Brasília Capital, é possível ver boa parte do “esculacho” – sequência de críticas, na linguagem dos participantes. As imagens mostram um constrangido Rollemberg, que teve de ouvir, sorrindo, os jovens falarem da falta de segurança, da violência policial na periferia, da precariedade do transporte público, da falta de infraestrutura nas regiões mais carentes, dos problemas da saúde…
Sem a oportunidade de falar no evento, onde o microfone só passa pelas mãos dos desafiantes, o governador se manifestou depois pelas redes sociais: “O hip hop é, por natureza, uma manifestação de contestação e foi muito importante para mim ouvir as reivindicações, críticas e considerações de quem vive e enfrenta as dificuldades do DF no cotidiano”.