metropoles.com

Rollemberg discursa na abertura dos trabalhos na Câmara Legislativa

No ano passado, o socialista mandou uma carta, mas, desta vez, foi pessoalmente à Casa e falou sobre crises econômica e hídrica no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Rollemberg Câmara
1 de 1 Rollemberg Câmara - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Depois da derrota na eleição pelo comando da Câmara Legislativa e de tentar articular nos bastidores a presidência de algumas comissões, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) decidiu ir à Casa, nesta quarta-feira (1º/2), para abrir os trabalhos legislativos de 2017. Em seu discurso, disse que as medidas duras que está tomando mostram que não está interessado na disputa eleitoral de 2018.

O governador e alguns secretários chegaram à tarde para prestar contas do governo aos parlamentares. No ano passado, no primeiro dia após o recesso legislativo, o governador mandou apenas uma carta.

Rollemberg iniciou seu discurso falando da situação financeira do DF. Disse que, apesar das dificuldades, o governo local ainda está conseguindo pagar os salários dos servidores em dia. No entanto, a garantia do dinheiro na conta está sendo possível graças ao dinheiro do Fundo Previdenciário, que está sendo usado para pagar o valor.

O governador falou ainda sobre as medidas duras, que causaram um desgaste político grande para o socialista, como o aumento das passagens de ônibus, derrubado pela Câmara Legislativa no começo deste ano. “Precisamos tomar medidas duras por absoluta necessidade e responsabilidade com o futuro desta cidade”, destacou.

São atitudes que causam prejuízos políticos, o que demonstra que não estamos interessados em disputa eleitoral em 2018

Rodrigo Rollemberg, governador do DF

Outro ponto ressaltado por Rollemberg na abertura do ano legislativo de 2017 foi o atraso no pagamento da última parcela do reajuste do funcionalismo local. O governo não estabeleceu uma data para cumprir o compromisso com os servidores. Apesar das medidas duras e impopulares, Rollemberg garantiu que está no rumo certo, pois, segundo ele, tem conseguido diminuir o rombo orçamentário.

Desocupações
Antes de falar sobre habitação, Rodrigo Rollemberg elogiou o ex-governador Joaquim Roriz (sem partido). O governador acabou ouvindo protestos das galerias de moradores de regiões não regularizadas e de agricultores, após culpar as ocupações ilegais pela crise hídrica vivida no Distrito Federal.

Rollemberg prometeu ainda a entrega de espaço culturais nas cidades, além da reforma do Centro de Dança e do Espaço Renato Russo, que estão em reforma.

Em relação ao sistema prisional, o governador disse estar comprando tornozeleiras para o acompanhamento de presos em liberdade condicional. Também confirmou que o Complexo da Papuda será ampliado, aumentando o número de vagas para os apenados do DF.

O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), marcou para a próxima terça-feira (7/2), a eleição para escolher os presidentes das comissões da Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?