metropoles.com

Governo vai ter de se rebolar para pagar retroativo de servidores

Na sexta-feira (23/10), o GDF tentará pôr fim à greve geral dos funcionários públicos com o anúncio do cronograma de pagamento dos reajustes salariais. No entanto, ainda não há definição quanto ao repasse do retroativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Protesto em dia de votação na Câmara Legislativa do Distrito federal – Brasília – DF 29/07/2015
1 de 1 Protesto em dia de votação na Câmara Legislativa do Distrito federal – Brasília – DF 29/07/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal ainda nem divulgou o calendário de pagamento dos reajustes para os servidores e já tem um grande problema no horizonte: como bancar o retroativo. Os aumentos previstos para 32 categorias deveriam ter entrado na conta dos funcionários em setembro, mas, sem orçamento, o Executivo não conseguiu honrar o compromisso.

Agora, enquanto a equipe de governo elabora o cronograma de pagamentos, a Procuradoria-Geral do DF estuda como os servidores receberão a diferença entre os vencimentos atuais e os salários acrescidos do reajuste nos meses em que o valor já deveria constar no contracheque.

A apresentação das datas de quitação com os funcionários públicos foi costurada na Câmara Legislativa do DF na quarta-feira (20/10). O Executivo se comprometeu a enviar a proposta aos servidores em greve na sexta (23). Em troca, os parlamentares voltam a apreciar projetos do governo para aumentar a receita em 2016. “Estamos trabalhando para apresentar um cronograma responsável e factível”, enfatizou Igor Tokarski, que assume o cargo de subscretário de Relações Institucionais do DF nesta quinta (22).

A primeira tentativa de negociação do governo, no início de outubro, não agradou muito aos representantes dos servidores. A proposta previa o início do reajuste em maio de 2016, mas não incluía o retroativo. Esse, inclusive, foi o impasse que azedou a negociação e levou à deflagração de uma greve geral em 8 outubro de, pelo menos, 25 categorias. Logo em seguida, professores e servidores da educação aderiram ao movimento.

Segundo Tokarski, o estudo da Procuradoria sobre o retroativo não é só orçamentário. “É uma questão da eficácia da lei. A norma sancionada com os aumentos teria de ter previsão orçamentária, mas não tem.”

Aposentados
O governo não confirma, mas o pagamento dos bônus dos aposentados deve começar em dezembro, com término previsto para março. Os principais favorecidos são servidores da Educação e da Saúde. “Aguardamos o cronograma com certa curiosidade. Seja qual for o calendário, vamos apreciá-lo com respeito nas assembleias”, afirmou a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços se Saúde de Brasília (SindSaúde), Marli Rodrigues.

Novas secretarias
Nesta quinta-feira (22), ocorre a posse dos novos secretários do GDF, às 16h, no Palácio do Buriti. Na semana passada, Rollemberg anunciou a redução no número de pastas, de 24 para 17.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?