metropoles.com

Religiosos de matriz africana pedem espaço em governo Ibaneis

Em reunião com equipe de transição, foram expostas as reivindicações do segmento, como revitalização e maior segurança à Prainha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Religiões de matriz africana
1 de 1 Religiões de matriz africana - Foto: Divulgação

Representantes das religiões de matriz africana e de terreiros no Distrito Federal se reuniram com a equipe de transição do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). Foram expostas as reivindicações do segmento, como revitalização e maior segurança à Prainha, na Orla do Lago Paranoá, ao lado da Ponte Costa e Silva.

Em carta entregue a integrantes da próxima gestão, o grupo solicita, também, estender aos terreiros benefícios dados aos templos cristãos: cessão de terrenos, acesso a recursos para manutenção, isenção de impostos e atendimento espiritual em hospitais e presídios.

Adna Santos, conhecida como Mãe Baiana, afirma que a comunidade quer fazer parte do futuro governo assim como está presente no atual. “Nós temos pessoas nos conselhos de Cultura e de Diversidade Religiosa. É um meio de reivindicar as nossas necessidades”, reforçou.

Mãe Baiana conduz o Ilê Axé Oyá Bagan, terreiro que foi consumido por um incêndio em 2015. O acidente levou à criação de uma delegacia especial para apurar crimes de ordem religiosa. Segundo laudo pericial, entretanto, o fogo teve início após um curto-circuito.

Ela menciona a possível criação de uma Secretaria da Diversidade Religiosa e completa que os representantes de matrizes africanas querem ser ouvidos. “É preciso que o nosso povo esteja também inserido. Nós sempre somos perseguidos”, destacou.

Em novembro, Ibaneis ventilou a possibilidade, caso não pudesse agregar o assunto à Secretaria de Relações Institucionais.

À época, o governador eleito sustentou ser preciso ter uma forma de articulação que atenda todos os grupos religiosos, mas que deixe a sociedade livre para escolher qual religião quer.

Dentro da equipe de transição está dada como descartada a criação de uma secretaria, mas o assunto pode ficar aos cuidados de subsecretaria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?