metropoles.com

Erika Kokay: “Jair Bolsonaro acredita que estamos em um faroeste”

A deputada federal do PT conquistou 89.986 votos em 2018 e tornou-se a segunda mais bem votada entre os oito vencedores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igor Estrela/ Metrópoles
Erika Kokay
1 de 1 Erika Kokay - Foto: Igor Estrela/ Metrópoles

Reeleita para seu terceiro mandato consecutivo como deputada federal, Erika Kokay (PT) afirmou que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) “acredita estar em um faroeste”. Em entrevista nesta sexta-feira (16/11) ao Metrópoles, ela e lamentou o aumento da violência contra as minorias e a proibição do pensamento crítico nas escolas. “Estamos voltando a ser o país dos armários e manicômios.”

Segundo a petista, alguns cidadãos – desde a eleição de Bolsonaro – “têm se sentido no direito de impôr a vontade dos mais fortes sobre as minorias”. Para a parlamentar, o presidente eleito é o responsável pela disseminação do ódio entre as pessoas. “Eles querem impor uma ideologia dominante. As praças já não são nossas e agora as escolas têm um ideologia que o mais forte impõe.”

A deputada não reconhece a chamada ideologia de gênero, mas sim uma política de redução da discriminação de pensamento e de opção sexual. “Ninguém é pleno por si só. É preciso do outro ou dos outros. O que eles querem é que o aluno receba o conteúdo e apenas absorva”. “Antes eram os agentes do governo [militar] que vigiavam. Agora, eles estão estimulando que os estudantes façam isso”, completou.

Desarmamento
Para criticar a intenção de Bolsonaro em revogar o Estatuto do Desarmamento, Erika Kokay destacou o episódio desta semana, em que os deputados federais Alberto Fraga (DEM) e Laerte Bessa (PR) – ambos da bancada da bala – quase foram às vias de fato após críticas mútuas sobre a criação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo local.

“Os dois defendem o desarmamento. Imagina eles armados ali. Eles pensam que estão em um faroeste, mas é isso mesmo que pensa o presidente Bolsonaro. Ele acredita estar num faroeste”, disse Kokay. “A nossa arma é a crítica para que ninguém sofra por demonstrar seu afeto, ou sua opinião. Isso é coisa do fascismo. Estamos tentando salvar uma democracia.”

Antes de chegar ao Congresso Nacional, Érika Kokay exerceu o mandato de deputada distrital por duas vezes — 2003-2006 e 2007-2010. Ela defende bandeiras como a luta antimanicomial e contra violações de direitos humanos, a além de ser pela defesa da mulher, da comunidade LGBT, dos negros e dos índios.

Sérgio Moro
A petista também não poupou o agora ex-juiz Sérgio Moro por ter aceitado o cargo de super-ministro da Justiça. Para ela, o protagonista da Operação Lava Jato está sendo premiado por ter conduzido o processo, ainda na primeira instância, que resultou na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Moro vazou informações de forma seletiva e ilegal. Ficou nítido quando ele assumiu o ministério. Ele está sendo beneficiado pelo serviço que ele fez”, avaliou a deputada. “Qualquer lugar que ele vá chegar – referindo-se ao Supremo Tribunal Federal (STF) – será pelas mãos de um presidente que chegou a um lugar que ele ajudou. Provavelmente, se o Lula tivesse disputado [as eleições], Bolsonaro não seria eleito”.

Reeleição
A parlamentar teve 89.986 votos nas eleições de 2018 e tornou-se a segunda mais bem votada entre os oito vencedores. Na Câmara Legislativa, presidiu as Comissões de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos do Consumidor. Por duas vezes, 2005 e 2009, foi líder da bancada do PT. Na Câmara dos Deputados, Erika integra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?