Rafael Prudente é eleito presidente da Câmara Legislativa com 17 votos
Blocão formado pela maioria dos deputados distritais elegeu o correligionário do novo governador para comandar a Casa por dois anos
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Rafael Prudente (MDB) venceu nesta terça-feira (1º/1) as eleições para a Presidência da Câmara Legislativa (CLDF). Ele recebeu os 17 votos do bloco Para Unir o DF e derrotou o único adversário na disputa, Cláudio Abrantes (PDT). O pedetista recebeu os sete sufrágios restantes.
Os dois nomes contavam com o apoio do novo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), mas a balança na CLDF pendeu para o correligionário do emedebista. Prudente conseguiu reunir a adesão da maioria dos colegas, que formou o chamado blocão e conquistou o direito à maior parte dos principais cargos da Casa.
Na sequência, os distritais definiram os demais postos da Mesa Diretora: Delmasso (PRB) foi escolhido vice-presidente; Iolando (PSC), primeiro-secretário; Robério Negreiros (PSD), segundo-secretário; João Cardoso (Avante), terceiro-secretário. Para as suplências nas secretarias foram eleitos Jorge Viana (Podemos), Roosevelt Vilela (PSB) e Jaqueline Silva (PTB), respectivamente.
Para a Corregedoria, foi escolhido José Gomes (PSB). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) ainda investiga o distrital, que é empresário do setor de terceirização de serviços, pelo crime de coação. Áudios mostram que um primo de Gomes supostamente coagiu funcionários da empresa a votarem no representante do PSB. O cargo de ouvidor ficou com Daniel Donizete (PRP).
Comissões
Na volta do intervalo da sessão, outros nomes foram escolhidos: Fábio Felix (PSol) ficou com a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar; Jorge Vianna (Podemos), herdará a Comissão de Educação, Saúde e Cultura; e Reginaldo Sardinha (Avante) presidirá a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Já a Comissão de Assuntos Fundiários foi dada a Hermeto (PHS); a de Assuntos Sociais a Martins Machado (PRB), a de Economia, Orçamento e Finanças, a Agaciel Maia (PR); e a de Segurança a Roosevelt Vilela (PSB).
A deputada Jaqueline Silva (PTB) foi agraciada com a Comissão Fiscalização, Governança, Transparência e Controle. Já a Comissão de Transporte e Mobilidade ficará Valdelino Barcelos (PP). A de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo deverá ser dirigida por Eduardo Pedrosa (PTC).
O petista Chico Vigilante (PT) ficará à frente da Comissão de Defesa do Consumidor. Debutante no parlamento local, Julia Lucy (Novo) herdará a Procuradoria da Mulher
Negociações
O grupo de Abrantes ainda tentou negociar um espaço no comando da Casa. Na reabertura dos trabalhos, os aliados do pedetista tentaram empurrar a escolha para as comissões para fevereiro. “É assim que o senhor vai unir esta Casa como presidente, atropelando um grupo de sete deputados que entendem de regimento?”, chegou a questionar Chico Vigilante (PT).
Prudente agradeceu os votos e respondeu ao petista: “O deputado me conhece muito bem e sabe da história da minha família. O senhor sabe muito bem que eu não sou assim. Eu vi duas eleições [em] que vocês chegaram para tomar todas as comissões, mas eu garanto que minha gestão não será no atropelo.” O emedebista se referiu ao governo de Agnelo Queiroz (PT), que teve uma base formada por 20 deputados.
Veja quem votou em Rafael Prudente:
- Martins Machado (PRB)
- Delegado Fernando Fernandes (PROS)
- Rafael Prudente (MDB)
- Delmasso (PRB)
- Robério Negreiros (PSD)
- Agaciel Maia (PR)
- José Gomes (PSB)
- Jorge Viana (Podemos)
- Iolando (PSC)
- Eduardo Pedrosa (PTC)
- João Cardoso (Avante)
- Roosevelt Vilela (PSB)
- Hermeto (PHS)
- Valdelino Barcelos (PP)
- Daniel Donizet (PRP)
- Reginaldo Sardinha (AVANTE)
- Jaqueline Silva (PTB).
Os eleitores de Cláudio Abrantes (PDT) foram:
- Arlete Sampaio (PT)
- Chico Vigilante (PT)
- Cláudio Abrantes (PDT)
- Reginaldo Veras (PDT)
- Fábio Felix (PSol)
- Julia Lucy (Novo)
- Leandro Grass (Rede)