metropoles.com

PT-DF lança Júlio Miragaya para disputar Governo do Distrito Federal

A decisão foi tomada neste sábado (28/7), durante convenção da legenda, na Câmara Legislativa do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
Miragaya
1 de 1 Miragaya - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu o nome de Júlio Miragaya para concorrer ao Palácio do Buriti nas eleições de outubro. A escolha ocorreu no encontro democrático regional da sigla, neste sábado (28/7), no auditório da Câmara Legislativa do DF. Para compor a chapa, disputando vaga para o Senado Federal, foram escolhidos Marcelo Neves e Wasny de Roure.

Os economistas Júlio Miragaya e Afonso Magalhães disputaram a indicação para o governo, enquanto o deputado distrital Wasny de Roure, o jurista Marcelo Neves e o sindicalista Chico Machado compuseram a lista de postulantes ao Senado. Com uma carta de próprio punho, o ex-presidente Lula referendou o nome de Neves na disputa, como revelou o Metrópoles

A sigla governou o Distrito Federal em duas ocasiões: entre 1995 e 1998, com Cristovam Buarque, atualmente no PPS, e Agnelo Queiroz, entre 2011 e 2014.

Júlio Miragaya é de um coletivo dentro do PT chamado de Diálogo e Ação Petista. Ele presidiu a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) durante a gestão de Agnelo Queiroz.

Veja qual foi o resultado da votação dos petistas: 

GDF:
Júlio Miragaya 134
Afonso Magalhães 109

Senado:
Wasny 216
Marcelo Neves 174
Chico Machado 71

Fator Lula
Com um partido desgastado, isolado e à espera de decisões em torno de Lula, o PT decidiu não fazer prévias para escolher os candidatos nas eleições 2018. Em um cenário confuso, as discussões dos membros da sigla foram acalorados.

O principal objetivo do petistas brasilienses é garantir palanque para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma eventual candidatura. O ex-chefe do Executivo nacional está preso em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e 1 mês pela condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).

Nominata
No encontro deste sábado, o PT definiu que terá 26 candidatos a deputado distrital, 16 para federal, dois nomes para o Senado e um para o governo do Distrito Federal.

A divulgação dos nomes para a competição proporcional, porém, ficaram para depois. Mas o PT antecipou que, dos 16 postulantes à Câmara Federal, oito são mulheres – acima do percentual estabelecido de 30%. O nome mais forte é o da deputada Erika Kokay, atual presidente do PT-DF.

Entre os 26 petistas irão disputar cadeiras na Câmara Legislativa do DF (CLDF), estão do distrital Chico Vigilante, do ex-deputado federal Geraldo Magela, da ex-vice governadora do DF Arlete Sampaio, do ex-deputado federal e ex-presidente do PT-DF Roberto Policarpo e do distrital Ricardo Vale.

As decisões deste sábado (28) serão ratificadas na convenção nacional do partido, em 3 de agosto. A formalização dos candidatos ao governo e ao Senado será em 5 de agosto, e o registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia seguinte, portanto antes do prazo final fixado pela Justiça Eleitoral, que é 15 de agosto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?