PSB-DF elege, por aclamação, Tiago Coelho como novo presidente
O favorito para vencer a eleição era Daniel Cunha, mas foi feito um acordo entre os votantes para que Coelho comande o partido
atualizado
Compartilhar notícia
O PSB elegeu, na noite desta quarta-feira (11/10), sua nova executiva no Distrito Federal. Tiago Coelho foi escolhido por aclamação e vai presidir a legenda pelos próximos três anos.
Segundo o agora ex-presidente regional do PSB Marcos Dantas, a decisão por aclamação ocorreu após acordo feito pelos votantes. “O Tiago é uma pessoa que transita bem em todas as alas. Por isso, optamos por ele”, afirmou Dantas, escolhido 3º vice-presidente regional do PSB.
O favorito para vencer as eleições era Daniel Cunha. Entretanto, em pelo menos duas oportunidades, no momento em que ele tinha mais votos na contagem dos aliados, a escolha era esvaziada ou adiadas. Na semana passada, o pedido de adiamento foi do próprio governador Rodrigo Rollemberg. Ele propôs mais tempo para o debate, o que não foi bem recebido pela oposição.
“Ele queria era ganhar tempo para convencer os membros que votavam no Daniel. Formaram uma comissão e impuseram o candidato que era de escolha do Marcos Dantas e do governador”, protestou um membro votante, que pediu para não ser identificado.Marcos Dantas negou a existência de manobras para eleger seus aliados. De acordo com o 3º vice-presidente eleito, o tempo pedido serviu para que o partido formasse consenso e saísse fortalecido. Ele negou ainda a interferência do governador Rodrigo Rollemberg, eleito secretário-geral.
O derrotado Daniel Cunha, escolhido 1º vice-presidente, amenizou as polêmicas. “Saímos fortalecidos. Eu sentia que havia um clima para que eu vencesse, mas, por aclamação, escolhemos o melhor para o partido. Muitos cargos da executiva foram renovados e é devagar que essas coisas acontecem”.
Currículo
Tiago Araújo Coelho de Souza, 40 anos, é professor de ensino superior. Foi candidato a deputado distrital em 2014, quando teve 1.557 votos e ficou na 194º colocação. Atuou como subsecretário de Vigilância à Saúde no início do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) e, em março deste ano, foi nomeado como secretário-adjunto da Secretaria das Cidades. Souza tem doutorado em saúde pública e é professor adjunto do Departamento de Odontologia da Universidade de Brasília (UnB).
Composição da executiva
Presidente – Tiago Coelho
1º vice-presidente – Daniel Cunha
2º vice-presidente – Roosevelt Villela
3º vice-presidente – Marcos Dantas
Secretário-geral – Rodrigo Rollemberg
1º secretário – Maurílio Freitas
1º secretário de finanças – Manoel Alexandre
2º secretário de finanças – Mariana Sales