metropoles.com

Projeto transfere administração do Hospital do Guará para o Iges-DF

A proposta, apresentada nesta quinta-feira pelo deputado Rodrigo Delmasso (PRB), prevê que, se aprovada, medida passa a valer em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
HRG – hospital regional do guará
1 de 1 HRG – hospital regional do guará - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um projeto de lei (PL) propõe a inclusão do Hospital Regional do Guará (HRGu) sob o guarda-chuva do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Atualmente, a entidade é responsável pelos hospitais de Base, Regional de Santa Maria e pelas unidades de pronto atendimento (UPAs).

O autor da proposta, apresentada nesta quinta-feira (23/05/2019), o deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB) afirmou que conta com o apoio do governo para ampliar a administração do Iges-DF. O parlamentar argumentou que a medida dará oportunidade para o HRGu prestar um serviço melhor. “O atendimento é muito ruim. A gente quer melhorar, tendo em vista o exemplo do Base”, assinalou.

Conforme o PL n° 443/2019, se aprovada, a mudança passaria a valer em 1º de janeiro de 2020. “O HRGu é de extrema importância, não só para os moradores da cidade, mas também para outras oito regiões administrativas do Centro-Sul: Candangolândia, Estrutural, Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, SIA e SCIA”, assinalou trecho do projeto.

O PL pontua que, em 2018, o custo do hospital chegou a R$ 5 milhões, dos quais 83% foram gastos com pagamento de pessoal, 11% com serviços de terceiros, 5% com materiais e consumo, e 1% com serviços gerais. “Já ficou provado que o modelo iniciado com o então Instituto Hospital de Base e agora ampliado para o Iges-DF produz importantes resultados”, completou.

Para passar a valer, a proposta precisa de apoio de maioria simples: metade mais um dos deputados distritais presentes no dia da votação. Antes de ser analisada em plenário, passará pelas comissões da Casa.

Confira a íntegra do projeto de lei:

Projeto de lei pede inclusã… by on Scribd

 

Em 24 de janeiro de 2019, a Câmara Legislativa aprovou o PL que alterou a nomenclatura do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF) para Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) e ampliou o limite de atuação assistencial para as UPAs e o Hospital Regional de Santa Maria.

O outro lado
A Secretaria de Saúde afirmou respeitar a iniciativa e informou que irá analisar o conteúdo da proposta “assim como faz com todos os projetos da saúde apresentados pelos deputados distritais”.

Segundo a pasta, o Hospital Regional do Guará atende mensalmente, em média, 2,5 mil pacientes no pronto-socorro de clínica médica e 2,2 mil na emergência de pediatria. No ambulatório, que possui 14 especialidades, são 2,5 mil atendimentos, em média, por mês.

Em nota, o Iges-DF disse não ter nada a declarar no momento sobre o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?