metropoles.com

Projeto quer obrigar presos do DF a pagarem por uso de tornozeleira

Proposta do distrital Claudio Abrantes pretende transferir custos de manutenção dos equipamentos do Estado para condenados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JONAS OLIVEIRA/AENPR
Tornozeleiras-840×566
1 de 1 Tornozeleiras-840×566 - Foto: JONAS OLIVEIRA/AENPR

A Câmara Legislativa analisará o Projeto de Lei n° 670/2019, que prevê a cobrança de “aluguel” das tornozeleiras de monitoramento de presos. A proposta, do deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), foi lida nesta quarta-feira (25/09/2019) em plenário e condiciona o acesso ao benefício a pagamento.

Segundo a proposição do pedetista, as tornozeleiras só poderão ser repassadas aos presos se estes comprovarem, em prazo de 24 horas, o pagamento da taxa – o valor ainda não foi definido. O projeto prevê ainda isenção dos valores nos casos em que o apenado não possa arcar com os custos.

No período em que estiver com o equipamento, o detento será o responsável por eventuais avarias, assim como pelo custo do conserto.

“O que estamos fazendo é reduzindo o custo para o governo e colocando a responsabilidade nas mãos do preso, que, se não pagar, não terá acesso ao benefício”, explica Abrantes, acrescentando que o não pagamento acarretará em inscrição do débito na dívida ativa e execução judicial, caso seja necessário.

Os recursos arrecadados com os pagamentos serão revertidos em melhorias no sistema penitenciário do Distrito Federal, facultada a destinação ao Fundo Penitenciário local (Funp-DF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?