metropoles.com

Projeto permite propagandas com fotos e logomarcas de distritais

Texto prevê que deputados possam aparecer em publicidades para divulgar como foram gastos recursos liberados por emendas parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
CLDF21
1 de 1 CLDF21 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Câmara Legislativa aprovou nesta terça-feira (06/08/2019), em primeiro turno, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 15 de 2019 (Pelo 15). O texto prevê que os deputados não sejam punidos por propagandas com suas logomarcas e fotos ao divulgar os gastos liberados por meio de emendas parlamentares.

O projeto determina que cada um dos três Poderes do Distrito Federal poderá definir como serão as regras para a divulgação de ações políticas. Na opinião dos distritais, a medida não libera a autopromoção, apenas dará mais transparência na divulgação de emendas parlamentares e ações de seus respectivos mandatos, sem serem questionados pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) e pela Justiça.

“Essa é uma proposta de todos os deputados. Não dá para a gente fazer nosso trabalho e não podermos divulgá-lo. Tem casos nessa legislatura de a comunidade colocar uma faixa para agradecer a um deputado, e o MPDFT dizer que vai processá-lo”, defendeu o autor do Pelo 15, Chico Vigilante (PT).

O deputado Leandro Grass (Rede) diz que o tema aborda “uma linha muito tênue”. “Não sabemos como podemos dizer à população como estamos atuando. O que sou contra é que ocorra o uso de verba indenizatória para isso. Tanto que as nossas divulgações são feitas pela nossa página, e o material é impresso pela gráfica da Casa”, disse.

O deputado Reginaldo Veras (PDT) foi outro a defender a aprovação da matéria. De acordo com o ex-presidente da CCJ, a matéria é uma forma de pacificar interpretações de membros do Ministério Público. “Entendo que essa matéria já está pacificada pela própria Constituição, que prevê a publicidade e a transparência. Não defendo o uso da verba pública, mas que haja clareza na lei, e nada melhor do que colocar isso na Lei Orgânica”, afirmou Veras.

Nos últimos meses, os deputados Daniel Donizet (PSDB) e Jaqueline Silva (PTB) entraram na mira do MPDFT por conta da divulgação de ações provenientes da execução de emendas parlamentares usando a própria imagem.

“Fica uma dúvida muito grande. Temos que ver até onde podemos ir, de acordo com as regras de cada uma das Casas. Senti muita estranheza s repercussão, porque aquilo era uma prestação de contas”, disse Jaqueline Silva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?