metropoles.com

Projeto autoriza meninos em vagão exclusivo para mulheres no Metrô

A distrital Celina Leão (PPS) propôs a matéria dois dias após o Metrópoles noticiar que mãe e filhos foram obrigados a deixar trem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Vagão exclusivo mulheres metrô
1 de 1 Vagão exclusivo mulheres metrô - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A deputada distrital Celina Leão (PPS) protocolou, nesta terça-feira (20/2), um projeto de lei que autoriza meninos a usar vagões exclusivos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). A medida ocorre dois dias após uma mãe e os filhos, um de 11 anos e uma de 3, serem expulsos do espaço restrito do transporte público.

A matéria propõe uma alteração na Lei Distrital nº 4.848/2012: no texto, seria liberada a presença de crianças de até 12 anos incompletos acompanhadas dos responsáveis no vagão rosa disponibilizado pelo Metrô-DF.

Considera-se de extrema importância que o direito a este acesso esteja consignado em lei, para que em outros momentos não haja, por parte do poder público, medidas inadequadas de repressão contra quem, por direito, deve ter a sua liberdade garantida

Trecho da proposta protocolada por Celina Leão

Segundo a assessoria da deputada, a proposta “visa equacionar problemas recorrentes com frequência ao vagão do Metrô exclusivo para mulheres, por determinação da Lei nº 4.848/2012”. Atualmente, o dispositivo legal também libera o transporte para portadores de necessidades especiais. Antes de seguir para o plenário, o projeto tramitará nas comissões da Casa.

O assunto é motivo de discussão frequentemente. No último domingo (18), por exemplo, uma funcionária do Metrô-DF expulsou Julia Silva, 45, e os dois filhos do vagão exclusivo. “Na hora, fiquei em choque. A ficha não caiu. Meu filho ficou assustado, com medo. Eu jamais havia passado por esse tipo de constrangimento”, disse ao Metrópoles.

Em nota, o Metrô-DF confirmou o caso e afirmou: “a funcionária em questão agiu de acordo com a Lei Distrital nº 4.848/2012”. Ainda segundo a companhia, a empregada não descumpriu nenhuma norma interna. Apesar disso, o Metrô-DF informou que permitirá crianças de 11 anos acompanhadas das mães a seguir viagem no carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência. Por fim, a estatal vai orientar seus empregados a autorizar o acesso de crianças.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?