metropoles.com

Professores do DF apresentam 140 reivindicações a Rodrigo Rollemberg

Entre os pontos estão redução do número de alunos nas salas de aula, construção de escolas, nomeação de servidores e pagamento de pecúnias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Walterson Sula / Especial para o Metrópoles
rollemberg_sinpro
1 de 1 rollemberg_sinpro - Foto: Walterson Sula / Especial para o Metrópoles

Representantes do Sindicato do Professores (Sinpro-DF) se reuniram, na manhã desta terça-feira (18/9), com o candidato à reeleição ao Governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), e encheram o governador de cobranças. O encontro não chegou a durar 10 minutos e contou com a participação de cerca de 30 pessoas no comitê do buritizável. Na ocasião, a categoria entregou ao socialista um documento com 140 pontos.

Entre as reivindicações estão: redução do número de alunos nas salas de aula; equiparação salarial com outras categorias; plano de saúde custeado pelo governo; construção de novas escolas; nomeação de professores, orientadores e secretários; e pagamento da pecúnia aos aposentados.

Em contrapartida, Rollemberg prometeu aumentar o número de vagas no ensino técnico e tecnológico e os recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), contratar novos servidores da educação e promover a recomposição salarial dos docentes. “Estamos construindo uma escola técnica em Brazlândia e licitando outras no Paranoá e em Santa Maria. Também faremos em Sobradinho II e em Santa Maria, garantindo 10 mil vagas”, disse.

Questionado sobre quando os projetos sairão do papel, o governador se limitou a dizer que seria “em breve”. 

Uma das diretoras do Sinpro-DF, Rosilene Corrêa explicou que muitos itens estão há anos na pauta e não foram cumpridos pela atual gestão. “Entendemos que não é possível realizar mais de 100 pedidos em quatro anos, mas também não pode ficar estagnado. Se a educação for prioridade no próximo governo, será possível avançar em pelo menos alguns pleitos”, comentou.

Caos
Conforme mostrou o Metrópoles nessa segunda-feira (17), alunos e servidores de uma escola pública do Distrito Federal sofreram as consequências do descaso e da falta de manutenção. Após curto-circuito, a Escola Classe 16 do Gama teve vários equipamentos destruídos pelo fogo, ficou coberta de fuligem e precisou ser interditada. Com isso, as aulas foram suspensas por tempo indeterminado.

Samuel Fernandes, também diretor do sindicato, disse que esse não é um caso isolado. “Existem muitos colégios nessa situação. A Escola Classe 59 e o Centro de Ensino Fundamental 10, em Ceilândia, estão fechados e os alunos tiveram que ser remanejados para outro local. A Escola Classe 425, em Samambaia, está funcionando com o risco de cair”, revelou. 

Segundo Fernandes, a falta de infraestrutura aumenta a quantidade de alunos nas salas de aula disponíveis e prejudica o aprendizado. “É um absurdo ter mais de 40 estudantes em uma classe”, criticou o sindicalista.

Pesquisa
Mesmo com o resultado da pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e divulgada nessa segunda-feira (17), que apontou que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) continua na liderança dos candidatos com maior rejeição (53%), o buritizável disse estar confiante. “Tenho acesso a outras pesquisas em que o resultado é diferente. Tenho muita convicção de que vamos para o segundo turno e alcançaremos a vitória”, apostou.  

À tarde, Rollemberg participa de debate realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?