metropoles.com

Privatização do Metrô é tema de audiência na Câmara Legislativa

Evento foi realizado nessa segunda-feira (03/06/2019). Metrovários estão em greve há um mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre A. Bastos/CLDF
Alexandre-A.-Bastos
1 de 1 Alexandre-A.-Bastos - Foto: Alexandre A. Bastos/CLDF

O diretor de Operações e Manutenção do Metrô, Flávio Murilo Prates, afirmou, nessa segunda-feira (03/06/2019), na Câmara Legislativa, que o governo só conversará com os trabalhadores sobre a privatização da companhia quando for definida a vencedora da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI).

Prates foi o escolhido para representar a Secretaria de Mobilidade Urbana do Distrito Federal (SMU) na audiência “Defesa do Metrô”, que contou com a participação de servidores da empresa e dos deputados Fábio Felix (PSol) e Leandro Grass (Rede), além de especialistas em transporte público.

“Atualmente, estamos fazendo um estudo para escolher um modelo de parceria viável. Pelo menos 12 empresas já nos procuraram e apresentaram propostas. Estamos vendo qual é a melhor”, disse Prates. No final do encontro, ele se comprometeu a realizar uma audiência pública com os trabalhadores para apresentar o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) decorrente da PMI.

Autor de um requerimento pedindo dados da companhia, o deputado Fábio Felix cobrou o representante da SMU publicamente sobre as respostas. A convocação do secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, chegou a ser cogitada durante o encontro, mas não ocorreu, mesmo após o não comparecimento ao encontro.

Representantes dos metroviários lembram que a categoria continua em greve e pediu aos servidores presentes para “não abrir mão dos direitos”.

Outra posição defendida pelo assessor jurídico do Sindicato dos Metroviários, Israel Almeida Pereira, é que a privatização ou realização de uma PPP pode não ser benéfica para a companhia, uma vez que é alta a dívida da empresa.

“O governo está em uma grande contradição. Ele diz que tem déficit e precisa buscar recursos na iniciativa privada. Mas quem vai querer assumir esse déficit? Aí vem a parceria público-privada, a empresa que entrar vai assumir também a dívida, que hoje é de cerca de R$ 125 milhões”, disse Pereira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?