metropoles.com

Primeiros atos de Ibaneis: mutirão nas cidades, saúde e tapar buracos

Um dia após a posse, nova gestão do GDF começa os trabalhos. A prioridade zero é a saúde, afirma o governador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ibaneis27
1 de 1 Ibaneis27 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

gestão de Ibaneis Rocha (MDB) à frente do GDF começou oficialmente na terça-feira (1º/1) com a promessa de trabalho intenso. No primeiro dia de 2019, o novo titular do Executivo distrital participou de eventos oficiais – como missa no Santuário Dom Bosco, posse na Câmara Legislativa e troca de faixa no Palácio do Buriti – e fez uma série de anúncios e promessas, que já começam a se estruturar nesta quarta-feira (2).

Logo pela manhã, uma equipe da Secretaria de Saúde se encontra para definir diretrizes para o setor que Ibaneis chama de “prioridade zero”. A partir das 14h, o governador participa de evento, na Residência Oficial de Águas Claras, com seus 26 secretários para alinhar os atos dos próximos dias.

Em um primeiro momento, eles tratarão de assuntos como o programa SOS Distrito Federal, que deve ser anunciado em 4 de janeiro. A intenção é promover uma série de ações emergenciais, como reformar escolas e tapar buracos no asfalto. O governador também ressaltou o cumprimento de promessas de campanha em áreas cruciais para a capital.

Vamos cuidar da saúde. É uma determinação imediata. Também precisamos de medidas na área da segurança. Trazer mais policiais, principalmente aqueles que estão na reserva e aposentados, para que a gente possa reabrir as delegacias do DF

Ibaneis Rocha, governador do DF

Logo após a posse, o governador publicou edição especial do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na qual constava a exoneração de comissionados nomeados durante a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB). A exceção ficou por conta de titulares de cargos nas polícias Civil e Militar e em órgãos como as casas Civil e Militar, a Defensoria Pública do DF (DPDF) e o Instituto de Previdência dos Servidores (Iprev), entre outros. O documento ainda apresentou a estrutura do novo governo.

Ao todo, ficaram definidas 26 secretarias e foram publicados os nomes de 29 integrantes do alto escalão, empossados por Ibaneis durante cerimônia na Praça do Buriti na manhã de terça (1°).

Confira ações anunciadas por Ibaneis para os primeiros dias de sua gestão:

Prioridade zero é a saúde
O alinhamento com a equipe será firmado nesta quarta-feira (2), após reunião às 14h. A intenção é realizar mutirões para atender quem espera por exames e cirurgias, acabar com as filas de espera, otimizar a estrutura, contratar mais profissionais, reestruturar o modelo do Instituto Hospital de Base (IHBDF) e fazer a informatização de todos os dados do setor.

SOS Distrito Federal
A previsão é de que na sexta-feira (4) Ibaneis anuncie como será realizado o programa para mitigar os problemas relacionados à conservação urbana que afligem as regiões administrativas. O governador quer indicar os administradores regionais ainda esta semana, para colocar em prática o projeto batizado de SOS Distrito Federal.

O governador promete trabalhar para que, logo em seguida, estejam nas ruas equipes para realizar limpeza e melhoria do asfalto, tapando os buracos nas pistas, por exemplo.

A estimativa inicial era de começar o serviço nesta quarta (2), mas o novo chefe do Executivo local quis ampliar o programa, com a reforma de escolas e pintura de meio-fio. Será uma proposta arrojada de recuperação do Distrito Federal, segundo a equipe do governador.

Reunião com o secretariado
Ibaneis se reúne, a partir das 14h desta quarta-feira (2), com seus 26 secretários para alinhar as diretrizes de governo. O encontro ocorre na Residência Oficial de Águas Claras.

A expectativa é de que cada área tenha metas a curto prazo, para que a população veja o resultado da implementação de ações rapidamente.

Segurança pública
O chefe do Executivo local assegurou que irá reabrir as delegacias fechadas. O governador vai retomar o horário de funcionamento 24 horas.

Das 33 delegacias que deveriam operar em regime de plantão, 15 não funcionam à noite nem nos fins de semana e feriados, conforme levantamento do presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Rodrigo Franco.

Sem conflito entre as corporações
Ainda na área de segurança, Ibaneis deixou claro, em discurso durante a posse, na Câmara Legislativa, que não irá tolerar conflito entre as corporações. Ele classifica a segurança pública como “um caos” e, segundo o emedebista, mesmo assim, os órgãos se veem no direito de brigarem entre si.

O governador afirmou que a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar terão de se reportar ao secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

Nomeações
O governador pretende organizar as nomeações para recompor o quadro de servidores exonerados no “decretão” publicado no primeiro dia do ano. Segundo o secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente, entre os alvos da tesourada estão cargos comissionados, que fecharam a gestão Rodrigo Rollemberg (PSB) em torno de 16 mil.

“Nós vamos iniciar nomeando apenas 30% e identificando as necessidades. Queremos chegar a um número menor do que existe hoje”, assinalou Clemente.


Nova estrutura do GDF

Na edição especial do DODF de terça-feira (1º), Ibaneis publicou o esqueleto da administração pública local. Uma mudança chamou atenção: a Casa Militar, que tinha status de primeiro escalão, agora ficará subordinada à Secretaria da Segurança Pública.

No total, serão 26 secretarias, com destaque para novidades como as pastas dedicadas à Juventude, à Mulher e às Relações Internacionais.

Servidores
O novo governador promete valorizar os servidores da capital da República, começando com os funcionários da segurança, saúde e educação. Contudo, faz um alerta: pretende cobrar resultados com firmeza.

Um dos maiores desafios é conceder o prometido reajuste salarial às diversas categorias que compõem o funcionalismo distrital.

Ampliação das Administrações Regionais
O governador Ibaneis vai ampliar o número de administrações para 34. Hoje, existem 31.

A medida será tomada nos próximos dias, por meio de decreto. Ele vai criar novas unidades do Pôr do Sol e Sol Nascente, de Arniqueiras e do Arapoanga.

Empresariado
Outra prioridade da gestão, segundo o chefe do Executivo local, é a geração de emprego. Ibaneis assinalou que vai dar credibilidade ao empresariado. Ele assegurou que irá lançar os editais das obras públicas previstos para 2019. O plano é de fazer um “choque na economia do DF” ao trazer novas empresas para a capital da República.

Habitação
Ibaneis conseguiu um contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 1,3 bilhão a fim de construir 12,4 mil moradias populares no Itapoã. A ideia é iniciar as obras nas próximas semanas. Mas a demanda é ainda maior: 100 mil novas residências, conforme apontou a equipe do governador.

 

Confira fotos da posse:

34 imagens
Ibaneis Rocha (MDB) recebeu de Rodrigo Rollemberg (PSB), no início da tarde desta terça-feira (1º/1), no Palácio do Buriti, a faixa de governador do DF
Evento ocorreu no Palácio e na Praça do Buriti
Ibaneis Rocha
Ibaneis e a esposa, Mayara Noronha
Márcia Rollemberg cumprimenta Mayara Noronha
1 de 34

Novo governador do DF, Ibaneis Rocha

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 34

Ibaneis Rocha (MDB) recebeu de Rodrigo Rollemberg (PSB), no início da tarde desta terça-feira (1º/1), no Palácio do Buriti, a faixa de governador do DF

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 34

Evento ocorreu no Palácio e na Praça do Buriti

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 34

Ibaneis Rocha

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 34

Ibaneis e a esposa, Mayara Noronha

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 34

Márcia Rollemberg cumprimenta Mayara Noronha

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 34

Tapete vermelho em frente ao Palácio do Buriti

Isadora Teixeira/Metrópoles
8 de 34

Banda da Polícia Militar do Distrito Federal

Sara Alves/Metrópoles
9 de 34

Apoiadores prestaram homenagens ao novo governador

Sara Alves/Metrópoles
10 de 34

Tenda montada na Praça do Buriti

Isadora Teixeira/Metrópoles
11 de 34

Por ordem do governador, grades foram retiradas de tenda para que público se aproximasse

Sara Alves/Metrópoles
12 de 34

População começou a chegar para a cerimônia de posse

Sara Alves/Metrópoles
13 de 34

Fila na Praça do Buriti

Sara Alves/Metrópoles
14 de 34

Trânsito fechado para a posse do novo governador

Isadora Teixeira/Metrópoles
15 de 34

Da esquerda para a direita: Ibaneis; a primeira-dama do DF, Mayara Noronha; e Ana Paula Hoff com o marido, o vice-governador Paco Britto

Hugo Barreto/Metrópoles
16 de 34

Ibaneis chega ao Santuário Dom Bosco ao lado de uma eleitora

Hugo Barreto/Metrópoles
17 de 34

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazem segurança na posse do novo chefe do Executivo local

Hugo Barreto/Metrópoles
18 de 34

Santuário Dom Bosco

Hugo Barreto/Metrópoles
19 de 34

Polícia Militar do Distrito Federal faz vigilância nos locais por onde Ibaneis passa

Hugo Barreto/Metrópoles
20 de 34

Ibaneis promete “determinação” para resolver problemas da saúde e da segurança pública

Hugo Barreto/Metrópoles
21 de 34

Arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha celebrou a missa no Santuário Dom Bosco

Hugo Barreto/Metrópoles
22 de 34

Missa no Santuário Dom Bosco

Hugo Barreto/Metrópoles
23 de 34

Ibaneis e a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, rezam em missa

Hugo Barreto/Metrópoles
24 de 34

Ibaneis chegou acompanhado do filho João Pedro

Igo Estrela/Metrópoles
25 de 34

O dia do novo governador foi movimentado

Caio Barbieri/Metrópoles
26 de 34

Padre chega para a solenidade no santuário

Igo Estrela/Metrópoles
27 de 34

Segurança reforçada

Igo Estrela/Metrópoles
28 de 34

Ibaneis chegou à Câmara Legislativa acompanhado do filho João Pedro

Sara Alves/Metrópoles
29 de 34

Solenidade de posse de Ibaneis ocorreu na CLDF

Hugo Barreto/Metrópoles
30 de 34

Além do governador, distritais também foram empossados

Hugo Barreto/Metrópoles
31 de 34

Lanche foi distribuído aos presentes na Praça do Buriti

Manoela Alcântara/Metrópoles
32 de 34

Cerca de 1,4 mil pessoas prestigiaram a posse de Ibaneis

Renato Alves/Divulgação
33 de 34

Venina Dias, 63 anos, líder comunitária, foi à posse de Ibaneis: “Espero que ele não nos decepcione”

Luísa Guimarães/Metrópoles
34 de 34

Moradores de Sobradinho II na posse de Ibaneis

Luísa Guimarães/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?