metropoles.com

Pré-sal: Laerte Bessa e Erika Kokay batem boca no plenário da Câmara

O clima esquentou quando Laerte Bessa (PR) chamou os petistas que defendiam a participação da Petrobras no pré-sal de “bandidos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Câmara dos Deputados/Divulgação
Câmara Erika Kokay Paulo Pimenta pré-sal
1 de 1 Câmara Erika Kokay Paulo Pimenta pré-sal - Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

O clima esquentou na Câmara dos Deputados durante a sessão que aprovou o projeto de lei que retira a obrigação da Petrobras investir nos campos de exploração do pré-sal, na noite de quarta-feira (5/10). A votação durou seis horas e teve discussões calorosas entre a base aliada e a oposição. Os deputados do Distrito Federal Laerte Bessa (PR) e Erika Kokay (PT) protagonizaram os momentos mais intensos, se colocando em lados opostos do debate.

Enquanto Erika Kokay acompanhou os deputados da oposição e vestiu o tradicional jaleco laranja dos petroleiros, Bessa defendia o projeto de lei. Os parlamentares quase chegaram às vias de fato quando Bessa afirmou que “bandidos” usavam o jaleco para assaltar os postos de gasolina do DF.

Provocado, Paulo Pimenta (PT-RS) partiu para cima do deputado da capital. Os parlamentares conseguiram separar os dois, mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), teve que suspender a sessão por alguns minutos.

Em sua página oficial no Twitter, Erika chegou a afirmar que o projeto é um crime de lesa-pátria.

Proposta
O projeto, que conta com o apoio da atual diretoria da Petrobras e do governo, prevê que a estatal tenha o direito de escolher em quais campos de petróleo do pré-sal deverá investir. Pela legislação atual, a estatal atua como operadora única dos campos de pré-sal, com uma participação mínima de 30% nos consórcios. Agora, a empresa passa a ter o direito de abrir mão de campos que não julgar interessantes economicamente.

A proposta foi apresentada pelo senador licenciado e atual ministro de Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP). O texto já passou pelo Senado e foi aprovado pela Câmara sem alterações. No entanto, os destaques apresentados por parlamentares não foram votados e devem ser apreciados apenas na próxima semana. Somente após a conclusão dessa etapa, o projeto de lei seguirá para sanção presidencial. (Com informações da Agência Estado)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?