metropoles.com

Pré-candidato do PT ao GDF deve ser definido em reunião no dia 17

Políticos conhecidos do partido são cotados, mas novos personagens podem ser indicados para a disputa pela chefia do Palácio do Buriti

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Se o cenário para as eleições de 2018 está confuso em nível nacional, regionalmente a situação não é diferente. No Distrito Federal, o PT é um dos partidos que ainda escondem o jogo sobre a corrida eleitoral pelo Palácio do Buriti – enquanto nomes conhecidos despistam sobre possível candidatura, outros, menos famosos, são cogitados para dar uma nova cara à sigla. O pré-candidato pode ser definido no congresso extraordinário marcado para o próximo dia 17, um domingo.

Antes do evento, porém, haverá um ato com a presença do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, quando novas filiações devem ser feitas. Esse encontro dos petistas está marcado para quarta-feira (13/12), às 19h, no Teatro dos Bancários.

Deputada federal e presidente do PT-DF, Erika Kokay é um nome de peso lembrado dentro do partido. Mas o discurso defendido por Kokay é que ela contribui melhor para a população mantendo-se na Câmara dos Deputados. “O nível de enfrentamento na Casa, com relação à retirada de direitos e à destruição do país, de certa forma exige que eu tente uma reeleição. Eu diria que nós nunca vivenciamos tanta destruição de direitos”, justifica.

O deputado distrital Wasny de Roure, outro cotado, diz que “seria um grande privilégio servir à população num cargo tão nobre”, mas reforça não ser essa sua intenção. Ele é apontado atualmente como pré-candidato ao Senado Federal pelo PT.

Ainda tentando se afastar da mancha deixada pelo ex-governador Agnelo Queiroz, envolvido em escândalos de corrupção, nomes menos badalados são sondados pelo PT, como o da dirigente do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) e da Central Única de Trabalhadores (CUT), Rosilene Corrêa, e o do ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão.

Em entrevista ao Metrópoles, Rosilene Corrêa confirmou ser uma das possibilidades do PT para o Governo do Distrito Federal (GDF) e esclareceu que a candidatura não se trata de uma “vontade pessoal”, mas “partidária”. “Na verdade, esse debate não está sendo feito por mim. Um dos nomes levantados foi o meu, mas [a discussão] ainda está livre.”

Aragão, por outro lado, se mostra mais resistente. Ex-subprocurador-geral da República, ele sustenta que não tem vontade de voltar à vida pública.

Fechei a porta, mas, se houvesse algum tipo de apelo, poderia até reconsiderar. Pessoalmente, não tenho vontade de me candidatar

Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça

Alianças
Segundo Erika Kokay, o PT ensaia parceria com siglas como PSol, Rede, PCdoB e PDT. A presidente do partido no Distrito Federal sustenta que poucas situações estão definidas no diretório regional: uma delas é a oposição ao atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB).

“Não é porque ele não atende as nossas reivindicações, é porque ele ignora a sociedade, o DF, mostra um desprezo por Brasília muito profundo, e é um governo pautado numa incompetência nítida e reconhecida pela população”, critica.

Pré-candidatos de outros partidos
Durante congresso realizado no último fim de semana, os citados para o Buriti pelo PPS foram o senador Cristovam Buarque e o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Valmir Campelo.

Jofran Frejat (PR) e Alírio Neto (PTB) também devem se arriscar ao cargo majoritário, além do atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?