metropoles.com

PR, PTB e PRB fecham apoio a Ibaneis no 2º turno da eleição para GDF

Candidato do MDB lidera com folga a corrida ao Buriti, segundo pesquisa do Ibope, mas continua reforçando base aliada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ana Luiza Vinhote/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-10-18 at 12.12.34
1 de 1 WhatsApp Image 2018-10-18 at 12.12.34 - Foto: Ana Luiza Vinhote/Metrópoles

A 10 dias do segundo turno para eleição de governador do DF, o buritizável Ibaneis Rocha (MDB) fechou mais alianças nesta quinta-feira (18/10). PR, PTB e PRB oficializaram apoio ao emedebista, reforçando a candidatura do líder das pesquisas. 

O primeiro encontro ocorreu na sede do PRB, no Lago Sul. Wanderley Tavares, presidente regional da legenda, explicou que a decisão da sigla se deu porque eles acreditam que o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) pode mudar o atual cenário da cidade e colocou à disposição do buritizável as propostas da legenda.

Ibaneis disse que se identifica com o partido por causa da posição favorável à família. “Eles têm atuado em favor de associações religiosas, com as quais vamos fazer parcerias para o acolhimento das nossas crianças e dos dependentes químicos”, explicou.

O emedebista também garantiu que vai regularizar todas as igrejas e se posicionou contra a ideologia de gênero, assim como o PRB. “Vou defender que as escolhas sexuais de cada um sejam respeitadas, mas não acho que o assunto deva ser tratado nas escolas”, afirmou.

Em seguida, Ibaneis fechou apoio com o PR, no Setor Comercial Norte (SCN), na presença do ex-secretário da Saúde Jofran Frejat e da deputada federal Flávia Arruda, eleita com 121.340 votos, mulher do ex-governador José Roberto Arruda. O presidente do partido no DF, Alexandre Bispo, pediu atenção às áreas sociais e à juventude. O buritizável se comprometeu a atender os pleitos da legenda: “O governo é para os pobres. A gente não pode atrapalhar o rico, mas quem precisa da gente são os pobres”.

O ex-candidato ao Palácio do Buriti Jofran Frejat destacou que a conjuntura do DF é “lamentável”. “Esperamos que você seja eleito e que essa situação mude. Você não precisa ter compromisso conosco, mas sim com a cidade”, reforçou.

PTB
Para fechar a agenda desta quinta (18), Ibaneis recebeu o apoio formal do PTB, no Setor Hoteleiro Sul (SHS). Segundo Alírio Neto, o partido chegou a se reunir com os dois candidatos, mas o apoio a Rodrigo Rollemberg (PSB) foi descartado.

Os pontos como contrapartida do apoio tratam da transformação da Residência Oficial de Águas Claras em um centro de referência para o tratamento de pessoas com deficiência; a implementação de postos do Na Hora nas administrações regionais; a criação de um aplicativo para melhorar atendimento da Saúde; e o retorno do Programa de Atendimento as Vítimas de Violência (Pro-Vítima).

Ibaneis deve encontrar a Eliana Pedrosa (Pros), candidata derrotada no primeiro turno, nesta tarde. “Já liguei para ela. Não quero pedir apoio, mas sim me desculpar por algo que eu tenha dito e ela não gostou, assim como estou disposto a perdoá-la, caso ela me peça desculpa. De uma coisa eu sei: com o Rodrigo [Rollemberg], ela não vai”, comentou.

Ibaneis conta com apoio de 18 partidos: PP, Avante, PSL, PPL, PSD, PSDB, Podemos, Patriota, DC, PMB, PHS, PRB, PPS, PRP, PR, PTB, PSC e Solidariedade.

 

Material cedido ao Metrópoles
Presidente do PTB-DF, Alírio Neto levou a sigla para o projeto de Ibaneis Rocha

 

Pesquisa
A primeira pesquisa Ibope com intenções de voto do segundo turno na disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF) mostrou que Ibaneis tem 75% dos votos válidos – os que excluem brancos e nulos –, contra 25% do atual governador e candidato à reeleição ao Palácio do Buriti, Rollemberg

No primeiro turno, Ibaneis obteve 634.008 votos, o correspondente a 41,97% dos válidos. Já Rollemberg contabilizou 210.510 – 13,94% do total.

Mesmo com o resultado favorável, Ibaneis disse que vai aguardar o resultado de 28 de outubro. “Acho que a disputa vai ser acirrada na questão da baixaria, mas vou esperar as urnas serem abertas. Por isso, continuo em busca de apoio. Eleição e mineração só depois da apuração”, comentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?