metropoles.com

Por falta de acordo, Câmara Legislativa adia escolha de comissões

Distritais da oposição reclamam da interferência do Buriti. Presidente da Casa só vai colocar o assunto em pauta quando houver acordo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Sem acordo, os deputados distritais adiaram, mais uma vez, a votação para escolher a composição das comissões da Casa. O regimento da Câmara Legislativa determina que os nomes sejam votados na sessão seguinte à primeira realizada pelo novo presidente. Mas depende do chefe da Casa, Joe Valle (PDT), colocar o tema em pauta. Até agora, não há consenso para a votação. De um lado, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tenta emplacar seus aliados. Do outro, os oposicionistas, incluindo a ex-presidente Celina Leão (PPS), não abrem mão de abocanharem os cargos.

Joe Valle chegou a comentar com os distritais que poderia colocar a votação em pauta na sessão desta terça-feira (7/2), mas o assunto só foi discutido nos bastidores. Os parlamentares afirmam que a falta de acordos impede que a Casa dê andamento à votação. Há quem acredite que o assunto só entre na pauta depois do carnaval.

De um lado, para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o governo que emplacar Reginaldo Veras (PDT). Os oposicionistas tentam colocar Celina Leão (PPS) na cadeira. Na Comissão de Economia Orçamento e Finanças (Ceof), Rollemberg quer Agaciel Maia (PR), que deve disputar com Rafael Prudente (PMDB). Por último, na de Assuntos Fundiários (CAF), Telma Rufino (Pros) é a candidata do Buriti. Mas Cristiano Araújo (PSD) também quer a presidência.

Para não sair derrotado como ocorreu na eleição da Mesa Diretora, Rollemberg chegou a reunir 13 deputados na semana passada para pedir apoio. O encontro ocorreu na casa da mãe do socialista, na 206 Sul, pouco antes de uma reunião convocada por Joe Valle.

Em tom articulador, o presidente não dá prazo para a votação. Disse que só vai colocar o assunto em pauta quando houver acordo. Sobre a interferência do Buriti nas escolhas, Joe informou que a situação “é histórica” e “é preciso entender que somos Poderes autônomos, mas harmônicos”. Sobre Rollemberg ter marcado reunião com os distritais no mesmo dia em que os deputados haviam sido convocados pela presidência, o pedetista limitou-se a dizer “sem comentários”.

Interferência
Sem demonstrar intenção de abrir mão de concorrer à presidência da CCJ, Celina Leão criticou duramente a tentativa de Rollemberg de emplacar os aliados nas comissões. “Ele tem que parar de se meter, pois não é uma luta entre Executivo e Legislativo. Posso abrir mão de concorrer para um deputado, mas não abro mão para o Buriti”, disparou a ex-presidente da Casa.

Reginaldo Veras, que pode disputar a CCJ com Celina, também não está disposto a abrir mão da vaga. “Sendo eu o indicado pelo meu bloco, vou para a disputa. O jogo só acaba quando termina e, em tese, estou com apoio razoável”, afirmou.

O líder do governo na Casa, Rodrigo Delmasso (Podemos), tentou amenizar os ânimos falando que Rollemberg não está tentando controlar a Câmara, mas defende que os aliados ocupem as comissões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?