metropoles.com

Ponte Honestino Guimarães é novamente alvo de protestos por defensores do antigo nome

Autor da lei que substituiu homenagem a Costa e Silva por líder desaparecido na ditadura diz que pedirá investigação policial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mel Bleil Gallo/Metrópoles
costa-silva
1 de 1 costa-silva - Foto: Mel Bleil Gallo/Metrópoles

A Ponte Honestino Guimarães, que liga o Lago Sul ao Plano Piloto, foi novamente alvo de intervenções. No lugar da homenagem ao líder estudantil desaparecido durante a ditadura militar, a placa que identifica a ponte recebeu nesta terça (3/11) uma colagem em referência ao seu antigo nome, Costa e Silva – marechal que comandou o Brasil no período do golpe militar. Até o momento, não foi identificada a autoria do protesto.

O DFTrans informa que vai enviar ainda nesta terça uma equipe ao local para reparar a placa de sinalização da ponte Honestino Guimarães.

Há exatamente um mês, no dia 3 de outubro, um grupo protestou em frente à ponte contra a mudança do nome. Na ocasião, os manifestantes afirmaram que não se tratava de um protesto a favor da ditadura, mas sim contra o governador. “O nome foi trocado sem seguir os trâmites legais. Não houve audiência pública”, alegou o servidor público aposentado Stelson Ponce, em outubro, ao Metrópoles.

Mel Bleil Gallo/Metrópoles
Acesso à ponte Honestino Guimarães pela L4 Sul

Autor da Lei 5.523/2015, que alterou o nome para homenagear o ex-estudante da Universidade de Brasília Honestino Guimarães, o deputado distrital Ricardo Vale (PT) informou que solicitará a abertura de uma investigação policial para apurar o caso. Segundo ele, “a danificação do patrimônio público, que custa dinheiro à população, é inadmissível”.

ricardo-vale-pt-divulgacaoO petista classificou a atitude como “extremamente preconceituosa e radical” e cobrou a identificação dos autores do protesto. Ricardo Vale ressaltou, também, que é perceptível o “avanço de grupos conservadores e reacionários no país inteiro”.

O projeto não foi feito, de forma alguma, da maneira autoritária que eles estão alegando. Teve um processo democrático, que passou pelas comissões. Os deputados foram, em sua maioria, a favor. Provavelmente, até mesmo parlamentares eleitos por esses grupos por trás do protesto. Agora, precisamos saber quem são eles e o que está por trás disso.

Ricardo Vale, autor da lei Lei 5.523/2015

Desde a alteração no nome, algumas placas ainda não foram atualizadas. É o caso da que indica o acesso à ponte por quem dirige do Lago Sul em direção ao Plano Piloto. Ricardo Vale afirmou que aproveitará o incidente para solicitar ao GDF a alteração imediata das placas.

Mel Bleil Gallo/Metrópoles
Placa que indica acesso à ponte pelo Lago Sul ainda não foi atualizada

 

Histórico
Após uma série de intervenções artísticas de movimentos sociais que pediam o fim da homenagem ao ditador militar, Vale apresentou um projeto de lei que renomeava a ponte em referência ao líder estudantil desaparecido em 1972. Aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, a lei foi sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) em agosto deste ano.

A medida foi comemorada por integrantes da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB, a qual havia recomendado a mudança do nome em seu relatório final. Em artigo publicado à época, os professores Cristiano Paixão e José Otávio Guimarães compararam a alteração à “metáfora de uma passagem de uma geração a outra, de um período de obscuridade a um presente transparente que anuncie um futuro democrático”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?