Políticos lamentam ataque a creche em Blumenau: “Tristeza e angústia”
Um homem de 25 anos invadiu a creche, matou ao menos quatro crianças e também deixou feridos. Luiz Henrique de Lima usou uma machadinha
atualizado
Compartilhar notícia
A creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau, Santa Catarina, foi alvo de um crime brutal na manhã desta quarta-feira (5/4). Um homem de 25 anos invadiu a escola e matou ao menos quatro crianças e deixou feridos. Luiz Henrique de Lima usou uma machadinha para atacar as vítimas.
Nas redes sociais, políticos se solidarizaram com as famílias das vítimas. Após o crime, o autor foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Santa Catarina.
Veja as manifestações de senadores:
Hoje choramos por mais crime chocante, provocado pelo ódio, intolerância e preconceito. Mais do que nunca é preciso investir na cultura de paz e respeito. Meu carinho e a minha solidariedade as todas as famílias das vítimas do ataque em Blumenau.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) April 5, 2023
Com extremo pesar, recebi a notícia do atentado ocorrido na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau/SC.
O assassino foi preso, mas pelos seus antecedentes não devia estar em liberdade!
Minha solidariedade com as famílias das 4 crianças vitimadas, bem como das 3 pessoas feridas.— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) April 5, 2023
Mais um ataque, agora em uma creche em Santa Catarina, vitimando 4 crianças. Minha total solidariedade às famílias que sofrem a perda de seus filhos e netos. Precisamos, como sociedade, enfrentar as ideologias extremistas que se espalham perigosamente.
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) April 5, 2023
Quatro crianças feridas foram atendidas no Hospital Santo Antônio. Entre elas, estão duas meninas de 5 anos e um menino de 3 anos e um de 5 anos. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, as crianças já receberam atendimento no centro de urgência emergenciais.
Alguns ministros de Estado do atual governo também manifestaram pesar pela tragédia. Veja:
Triste a cultura da violência que se espalhou pelo Brasil. Desta vez, atinge a creche Bom Pastor, em Blumenau (SC). Quatro crianças foram mortas e uma outra está e em estado grave.
Nossa total solidariedade às famílias e ao povo de Blumenau frente a essa monstruosidade absurda.— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) April 5, 2023
Tristeza e angústia gigantescas com mais uma notícia trágica dessa. Meus sentimentos e meu abraço mais sincero aos pais e familiares neste momento de dor irreparável. Muita força a todos, do fundo do coração. https://t.co/HFi0020vCh
— Márcio França (@marciofrancasp) April 5, 2023
Que tragédia! E mais uma vez, a violência ocorre em um ambiente escolar. Meus sinceros sentimentos e minha solidariedade a essas mães que perderam seus filhos pequenos hoje em Blumenau/SC. Não consigo sequer imaginar a dor dessa terrível e trágica perda. +
— Simone Tebet (@simonetebetbr) April 5, 2023
Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD), respectivamente, também mandaram mensagens sobre o ocorrido. Veja:
Repugnante, deplorável e injustificável o ataque a creche de SC que vitimou crianças indefesas. Minha solidariedade às famílias e que o assassino seja punido com o rigor da lei. Não podemos aplicar atenuantes jurídicos para crimes hediondos.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) April 5, 2023
Ataque covarde a uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, que resultou na morte de quatro crianças e ainda deixou feridos. Meus sentimentos aos familiares das vítimas, e minha solidariedade ao povo catarinense, diante de tamanha perplexidade.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) April 5, 2023
O crime
Um homem de 25 anos invadiu uma creche em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), na manhã desta quarta-feira (5/4), e matou ao menos quatro crianças. O suspeito atacou as vítimas com uma arma branca – testemunhas falam em uma machadinha – e depois foi preso pela Polícia Militar do estado.
Quatro crianças feridas foram atendidas no Hospital Santo Antônio. Entre elas, estão duas meninas de 5 anos, um menino de 3 anos e um de 5. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, as crianças já receberam atendimento no centro de urgência emergencial..
Segundo a imprensa local, ele foi preso com a ajuda de testemunhas que viram o homem descendo de uma moto e pulando o muro da creche. O ataque ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, localizado na Rua dos Caçadores, bairro Velha.
De acordo com o portal NSC Total, parceiro do Metrópoles, a ocorrência mobiliza Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, agentes de trânsito e até mesmo ambulâncias particulares. Pais se aglomeram no entorno da unidade de educação. O site também diz que o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, colocará a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) para ajudar na ocorrência.
Nas redes sociais, circulam vídeos de pessoas desesperadas com o incidente. Em um dos vídeos, uma mulher mostra o local do crime com diversos pais e responsáveis a procura de informações dos filhos. “Olha isso, gente. Que tristeza, pelo amor de Deus”, desabafou.
Confira vídeo feito pelo portal NSC Total: