metropoles.com

PL das Poligonais: distritais aprovam delimitação para 12 cidades

Águas Claras, Sudoeste/Octogonal, Sobradinho II, Jardim Botânico, Itapoã, Vicente Pires e Fercal estão entre regiões contempladas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/ Metrópoles
Brasília (DF), 10/04/2017 Cenas da CidadeLocal: Águas Claras
1 de 1 Brasília (DF), 10/04/2017 Cenas da CidadeLocal: Águas Claras - Foto: Felipe Menezes/ Metrópoles

Os deputados distritais aprovaram durante a sessão desta terça-feira (10/12/2019) o Projeto de Lei Complementar nº 19/2019 (PLC das Poligonais). Com a medida, 12 regiões administrativas passam a conhecer seus limites territoriais. A proposta foi apreciada, e aprovada, em dois turnos de votação.

Os limites sugeridos baseiam-se em critérios como limites naturais (córregos e morros) e viários (estradas e vias), contexto histórico, realidade econômica e setores censitários (mesma faixa de renda, por exemplo).

As cidades que entram no projeto são: Águas Claras (foto em destaque), Riacho Fundo II, Sudoeste/Octogonal, Varjão, Park Way, SCIA, Sobradinho II, Jardim Botânico, Itapoã, SIA, Vicente Pires e Fercal.

Também em dois turnos, a Câmara Legislativa autorizou o Governo do Distrito Federal a credenciar organizações sociais de outros estados. É o que prevê o Projeto de Lei nº 689/2019. A lei anterior permitia o credenciamento apenas de OSs sediadas no DF.

Outras iniciativas

De autoria do deputado Reginaldo Sardinha (Avante), o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) nº 22/2019 passou igualmente pelo crivo dos parlamentares. A proposta cria a Polícia Penal e dá exclusividade aos servidores do sistema prisional do DF para gerir e administrar os presídios locais. Os agentes passam a serem vinculados ao DF: antes eram ligados ao governo federal, e só delegados da Polícia Civil (PCDF) podiam gerenciar e administrar o sistema carcerário brasiliense.

Aprovado igualmente em dois turnos de votação, o Programa Centro de Parte Normal (PCPN) será criado nas sete regiões de Saúde do DF. A proposta pretende estabelecer locais com partos humanizados nas cidades do DF: a preferência é que eles sejam instalados dentro das unidades de saúde pública já existentes.

Depois de muita pressão de vários segmentos, os distritais aprovaram o Projeto de Lei nº 823/2019, que reunirá, em carreira única, técnicos com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (Crea-DF), engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos e meteorologistas. A medida foi levada à Casa para evitar questionamentos que têm sido feitos desde 2013 pelo Tribunal de Contas local sobre o novo “carreirão”.

Também polêmico, após uma semana de debates, o projeto da deputada distrital Júlia Lucy (Novo) que desobriga os restaurantes do DF de apresentarem as calorias dos alimentos servidos foi aprovado. O deputado Chico Vigilante (PT) chegou a informar que tinha pedido vista, mas, no momento em que ele deixou a sessão, a proposta foi aprovada.

Os deputados aprovaram, ainda, um crédito de R$ 5,711 milhões destinado para a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Os recursos serão para a manutenção de bens da estatal. O governo está retirando os valores de obras em viadutos e de construção de escolas.

A sessão desta terça acabou sem que os distritais apreciassem em segundo turno o projeto que renova a isenção de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas de ônibus e micro-ônibus do Distrito Federal. A proposta também altera a data de concessão do benefício para 31 de dezembro de 2020.

Leia matéria sobre outras iniciativas aprovadas pela CLDF nesta terça-feira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?