Piauienses vão encarar 12h de ônibus para ver posse de Ibaneis no DF
Excursão sairá de Corrente (PI) e inclui, além do translado, hospedagem em hotel no centro da capital
atualizado
Compartilhar notícia
Os cerca de 840 quilômetros de estrada até Brasília não serão obstáculo para moradores de Corrente, no Piauí, que querem ver um conterrâneo com a faixa de governador do Distrito Federal. Uma excursão que inclui passagem e hospedagem foi organizada para as posses tanto de Ibaneis Rocha (MDB) quanto do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).
Impulsionado pela empolgação dos correntinos, Robson Gomes de Oliveira, conhecido como Robson Turismo, decidiu promover a viagem. Até o momento, 40 pessoas manifestaram interesse no passeio, com saída prevista para domingo (30/12) e retorno na terça-feira (1º/1).
Entre os viajantes, há também interessados em ver de perto o futuro chefe do Palácio do Planalto com a faixa presidencial. “Aqui tiveram muitos adeptos ao Bolsonaro e, como o Ibaneis é daqui, o pessoal começou a ligar e perguntar se eu não podia fazer a viagem para Brasília”, contou Robson ao Metrópoles.
O pacote é vendido ao valor de R$ 400 e inclui uma diária no Setor Hoteleiro Sul e passagem de ônibus. O deslocamento de Corrente até Brasília deve durar em torno de 12 horas.
Na capital, os turistas vão acompanhar a posse de Ibaneis na manhã de 1º de janeiro e, à tarde, a de Bolsonaro.
As reservas devem ser confirmadas após o Natal, na próxima terça (25). Para a excursão ocorrer, é necessária a adesão de, no mínimo, 30 pessoas, de acordo com o organizador. O ônibus tem capacidade para 56 passageiros.
Coordenadora de uma universidade em Corrente, Adriana Dias de Souza, 39 anos, planeja estar na excursão. Ela afirma ter conhecido Ibaneis por meio do pai dele, que foi seu professor em instituição de ensino superior. “Ibaneis é de Corrente, é conterrâneo. Precisamos dar apoio moral para ele e ficar na torcida para fazer uma boa gestão”, destacou.
Robson revela ter falado sobre os planos da excursão ao governador eleito em uma das viagens que o emedebista fez para Corrente após as eleições. “Eu também conversei com dois advogados amigos dele. Gostaram bastante da ideia. Disseram para entrarmos em contato e eles darão apoio logístico”, completou.
A assessoria do governador eleito disse que os conterrâneos de Ibaneis provavelmente conseguirão assistir à posse na área reservada ao público, na Praça do Buriti.
Ibaneis e Corrente
Uma onda de ânimo tomou a cidade de 26,5 mil habitantes no interior nordestino após Ibaneis vencer a disputa para chefe do Executivo do Distrito Federal com mais de 1 milhão de votos.
O emedebista nasceu em Brasília, mas, aos 8 anos,ele se mudou para Corrente porque o pai, formado em administração, havia sido convidado para ajudar no desenvolvimento de um projeto sobre plantio de soja no estado nordestino. Aos 15 anos, o advogado voltou a morar em Brasília, na casa de uma tia, pois achava que teria mais futuro na capital do país.
Ibaneis visita a cidade piauiense com frequência (foto em destaque). Em novembro, foi recebido com festa: teve trio elétrico e churrasco. Na última sexta-feira (21), o emedebista embarcou novamente para o município acompanhado de amigos.
Confira o cronograma da posse de Ibaneis, em 1º de janeiro de 2019:
8h – Missa de Ação de Graças no Santuário Dom Bosco
9h30 – Posse dos deputados distritais eleitos
10h30 – Posse do governador Ibaneis, na Câmara Legislativa (CLDF)
11h30 – Cerimônia de transmissão do cargo, no Palácio do Buriti
12h – Governador Ibaneis dá posse ao secretariado, em cerimônia na Praça do Buriti
Veja a agenda de Bolsonaro:
14h – Bolsonaro deixa a residência oficial da Granja do Torto, onde passará a virada do ano com a família
14h25 – Chegada à Catedral de Brasília, onde deve entrar no Rolls Royce para o desfile até o Congresso Nacional
14h50 – Chegada ao Congresso Nacional
15h – Abertura da solenidade de posse no plenário da Câmara dos Deputados
16h – Hino Nacional, salva de tiros e revista às tropas – Congresso
16h20 – Deslocamento para o Palácio do Planalto
16h30 – Pronunciamento à nação
18h15 – Fotografia oficial
18h25 – Chegada ao Palácio do Itamaraty para recepção de autoridades