metropoles.com

PF pede transferência de Lula para outra unidade prisional

Delegados afirmam temer episódios de violência e instalações de encarceramento inadequadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lalo de Almeida/The New York Times/estadão
lula
1 de 1 lula - Foto: Lalo de Almeida/The New York Times/estadão

A Superintendência da Polícia Federal em Curitiba pediu à Justiça a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “a um estabelecimento prisional adequado para o cumprimento da pena imposta”.

Os policiais afirmam, em ofício à juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal do petista, que os gastos para mantê-lo são muito altos, além do trabalho ter aumentado na unidade em razão da chegada de Lula. Em cerca de 15 dias, já foram utilizados R$ 150 mil.

Outra preocupação é com o Dia do Trabalhador (1º/5). “Diante da circunstância da prisão do ex-presidente da República, todos os movimentos sociais e de trabalhadores estão se organizando para trazer para Curitiba o evento principal do feriado. Em informações preliminares, fala-se em uma concentração de até 50 mil pessoas”, dizem os delegados.

A PF destaca que a movimentação em torno da Superintendência aumentou, causando transtorno no trânsito e aos pedestres. A sala onde o petista está preso, consta no ofício, também é improvisada e não condiz com a necessidade de “longa permanência de pessoas alojadas”.

O texto afirma que as instalações são apenas para trânsito de pessoas, até que sejam transferidas para os lugares adequados, como o sistema carcerário estadual.

Outra necessidade citada na carta é a “sala de Estado Maior”. Trata-se de um cômodo, sem grades, que condiz com os privilégios previstos no inciso V, do artigo 7°, da Lei nº 8.906/94, para advogados.

“Em que pese a existência de planejamento prévio visando o atendimento das ocorrências das manifestações publicas, (…) a premissa sempre foi a de que a custódia do ex-presidente da República se daria no âmbito da Superintendência da PF em Curitiba apenas por alguns dias.”

O documento afirma ainda que os “reiterados pedidos de visitas” a Lula alteram a rotina do órgão e dificultam o seu funcionamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?