metropoles.com

Pesquisa Metrópoles/FSB: maioria ainda não definiu voto para deputado federal e distrital

Segundo levantamento, 78% dos eleitores não escolheram o nome para a Câmara dos Deputados e 65% não têm candidato para a CLDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
indecisos
1 de 1 indecisos - Foto: Arte/Metrópoles

A menos de um mês para as eleições, a maioria dos eleitores brasilienses ainda não decidiu em quem votar para os cargos de deputado federal e distrital.

Pesquisa encomendada pelo Metrópoles ao Instituto FSB revela que 78% dos eleitores não escolheram representante na Câmara dos Deputados. Outros 16% já têm nome, enquanto 6% se dividem entre os que não souberam ou não responderam.

No caso da Câmara Legislativa (CLDF), o percentual de indecisos é de 65%. O índice de eleitores que já escolheram em quem votar é de 29%. Outros 5% não souberam ou não responderam aos questionamentos.

Arte/Metrópoles

Arte/Metrópoles

Em um modelo espontâneo e único, os entrevistados falaram os nomes em quem votariam, sem ter acesso a qualquer relação de candidatos. No Distrito Federal, há 188 postulantes à Câmara dos Deputados e 973 à CLDF.

Ao serem perguntados sobre o candidato a deputado federal, o nome mais citado foi o de Erika Kokay (PT), que tenta a reeleição. Ela foi indicada por 8% dos eleitores. Os distritais Julio Cesar (PRB) e Celina Leão (PP) aparecem empatados na sequência, com 6%, seguidos por Flávia Arruda (PR), com 5%. A estreante na disputa Paula Belmonte (PPS) tem 4%.

Maria Abadia (PSB) e Laerte Bessa (PR) somam 3%. Paulo Fernando (Patriota), Francimar (PSC), Rodrigo Freire (Novo), Professor Pacco (Podemos), Olair (PP), Miguel Lucena (PTB), Magela (PT) e Filippelli (MDB), 2%.

A sondagem tem uma curiosidade: o ex-deputado federal Geraldo Magela (PT), que disputa vaga na CLDF, também foi citado por 2% dos entrevistados.

Confira:

 

Arte/Metrópoles

Câmara Legislativa
Entre os nomes lembrados pelos eleitores na hora de apontar um candidato para a Câmara Legislativa, apenas nove políticos foram mencionados.

O primeiro entre os citados é o delegado Fernando Fernandes (Pros), com 4%. Na sequência, vêm o postulante à reeleição Cristiano Araújo (PSD) e Tabanez (Pros), com 3%.

Os distritais Rafael Prudente (MDB), Agaciel Maia (PR) e Robério Negreiros (PSD) estão empatados com 2%. Ainda integram a lista os estreantes Sargento Bonina – Véi da 12 (PMN), Iolando (PSC) e Julio Cezar (PP).

Veja:

Arte / Metrópoles

O levantamento, feito entre os dias 7 e 9 de setembro, portanto após o início do programa eleitoral de rádio e televisão, ouviu 1.072 pessoas, em entrevistas pessoais. Em razão dos arredondamentos, os totais podem ficar entre 99% e 101%.

A pesquisa Metrópoles/FSB foi encomendada com o intuito de mapear as opiniões e percepções da população sobre o cenário para as eleições de 2018, bem como avaliar a qualidade de vida no DF, qualificar a atuação do GDF e identificar os principais problemas da região.

Os levantamentos foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números DF-07940/2018 e BR-06613/2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?