metropoles.com

Pesquisa Metrópoles/FSB: 62% dos brasilienses têm certeza que vão às urnas em outubro

Outros 28% não sabem se participam do pleito de outubro e 7% dizem que não vão votar. Em 2014, índice de abstenção foi de 20,19%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
urna1
1 de 1 urna1 - Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Ter o Título de Eleitor e votar é ato obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos e menores de 70. Mesmo assim, parte dos brasilienses prefere pagar a multa de R$ 3,51 para justificar e não ir às urnas em 7 de outubro.

A pesquisa de intenção de votos encomendada pelo Metrópoles ao Instituto FSB aponta que 62% dos leitores têm certeza que vão participar do pleito deste ano.

Durante o levantamento, feito entre os dias 7 e 9 de setembro, com 1.072 pessoas, 22% dos entrevistados declararam que provavelmente vão votar; 6% disseram que provavelmente não vão votar e 7% já cravaram: não vão às urnas.

Confira:

 

Informação
Além de não terem intenção de ir às urnas, quando questionados sobre o interesse nas eleições deste ano para presidente da República, governador, senadores e deputados, 50% responderam ter pouco interesse (23%) ou estarem desinteressados (27%).

Somente 24% disseram estar muito interessados. Outros 26% afirmaram estar mais ou menos interessados.

Veja:

 

A pesquisa Metrópoles/FSB foi encomendada com o intuito de mapear as opiniões e percepções da população sobre o cenário para as eleições de 2018, bem como avaliar a qualidade de vida no DF, qualificar a atuação do GDF e identificar os principais problemas da região.

Os levantamentos foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números DF-07940/2018 e BR-06613/2018. Em razão dos arredondamentos, os totais podem ficar entre 99% e 101%.

Previsão de recorde
A sondagem confirma tendência apontada por especialistas e integrantes de partidos em reportagem publicada pelo Metrópoles em junho. Na matéria, os entrevistados estimavam que o índice de abstenção, somado aos votos brancos e nulos, na capital da República pode chegar a 40%.

Assim, os brasilienses poderiam ter, por exemplo, um governador eleito com apenas pouco mais dos 30% dos votos de todo o eleitorado do DF, o que tornaria a disputa ainda mais acirrada.

Para se ter ideia, no pleito de 2014, quando a capital tinha 1,8 milhão de eleitores aptos, o resultado final do primeiro turno foi de 20,19% da mesma soma. Nesse caso, 3,69% de brancos; 4,83% nulos e 11,67% de abstenções.

Hoje, segundo dados do TSE, 2 milhões de pessoas estão habilitadas a votar em outubro no Distrito Federal. No entanto, o número de votos válidos – os que não são nem brancos nem nulos, desconsideradas as abstenções – deve ficar muito abaixo do teto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?