metropoles.com

Rollemberg aparece fora do 2° turno pela primeira vez em pesquisas

Instituto DataPlan revela que Eliana teria 18,4% dos votos. Logo depois vem Fraga, com 11,8%. Socialista teria 10,5% do eleitorado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
rollemberg
1 de 1 rollemberg - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

Se as eleições fossem hoje, o segundo turno ao Governo do Distrito Federal seria disputado entre Eliana Pedrosa (Pros) e Alberto Fraga (DEM). É o que revela a pesquisa do Instituto DataPlan, realizada entre 8 e 9 de agosto e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) sob o número DF-00483/2018.

De acordo com o levantamento, que ouviu 1.015 pessoas, a ex-deputada distrital teria 18,4% das intenções de voto. Em segundo lugar, o coronel da reserva da Polícia Militar somaria 11,8% dos votos dos entrevistados. O democrata estaria empatado tecnicamente com o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 10,5%.

É a primeira vez que o socialista aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Na sequência, Rogério Rosso (PSD) aparece na quarta posição, com 7,2%. Segundo o levantamento, os outros postulantes ao Palácio do Buriti estariam empatados tecnicamente nas outras colocações.

O general Paulo Chagas (PRP) apresenta 2,7% da preferência do eleitorado brasiliense. Representante do PT, Júlio Miragaya obteve 2,1% dos eleitores ativos. Fátima Sousa (PSol) e Alexandre Guerra (Novo) pontuaram com 2% cada. O emedebista Ibaneis Rocha conquistou 1,5% dos entrevistados.

Brancos e nulos somam 25,3%, segundo o levantamento do Instituto DataPlan. Os que não têm voto definido e os que não souberam responder totalizaram 14,8% dos entrevistados.

Rejeição aos candidatos
Estimulados a dizer qual dos nomes não levaria o voto, 48,9% dos eleitores disseram não optar pela reeleição de Rollemberg. Em segundo lugar, Alberto Fraga atraiu 9,9% das negativas dos entrevistados. Eliana Pedrosa e Rogério Rosso aparecem em seguida, com 8,3% e 4,6%, respectivamente.

No cenário rejeição, os outros candidatos estão tecnicamente empatados, segundo o relatório da pesquisa. Alexandre Guerra tem 1,9%; Júlio Miragaya, 1,6%; Ibaneis Rocha, 1,1%; general Paulo Chagas, 1% e Fátima Sousa, 0,8%.

O levantamento foi publicado no TRE-DF no dia 7 de agosto. O intervalo de confiança estimado é de 95%. A margem de erro, segundo registrou o instituto, é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?