metropoles.com

Pedetistas cobram presença de Joe Valle e criticam “desaparecimento”

Antes coordenador das articulações do PDT, distrital é apontado como responsável por legenda quase fazer aliança com o PSB de Rollemberg

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
joe valle
1 de 1 joe valle - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Duas semanas e apenas uma aparição em encontros promovidos pelo PDT. A postura do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), tem irritado correligionários no momento mais “quente” da política em 2018 – ao menos até agora.

Parte dos integrantes da legenda credita a Joe a fatura pelos problemas internos. O primeiro foi ele ter desistido de concorrer ao GDF. Depois, o fracasso nas tratativas com o ex-candidato ao Buriti Jofran Frejat (PR) em formar uma chapa na qual Joe seria o postulante ao Senado. Por último, o fato de o PDT-DF quase ter fechado apoio à reeleição do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), o que ninguém queria no partido.

A conta recai sobre Joe porque, segundo pedetistas ouvidos pela reportagem, o partido havia lhe dado autonomia para falar por seus militantes em busca de composições que fizessem da sigla protagonista nas eleições deste ano.

Em uma semana decisiva, na qual o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidenciável da legenda, Ciro Gomes, tentam o apoio do PSB do Distrito Federal, Joe Valle tem sido vítima de críticas de pedetistas. Antes nome certo para a disputa do GDF e, depois, ao Senado, agora o distrital nem sequer sabe se sairá para algum cargo.

“Ele era o nome que poderia ter dado ao PDT o protagonismo destas eleições. Mas ele quis se aliar ao lado dos lobos, e nós não permitimos. Agora, quando precisamos dele de novo, ele some. Só apareceu na convenção do Ciro porque insistiram por telefone para ele dar as caras. Esta semana, o barraco está pegando fogo e ele não está aqui”, protestou um membro da Executiva do PDT-DF, que preferiu não se identificar.

Presidente da Câmara Legislativa, Joe está de licença dos trabalhos da Casa até esta sexta-feira (3/8) e não esteve na reabertura dos trabalhos, na última quarta-feira (1º). Ele participa de um evento de capacitação administrativa em Piracicaba (SP).

Ao Metrópoles, Joe assegurou estar nas discussões, por telefone, com o presidente regional do PDT, Georges Michel.

Eu não desapareci. Continuei a participar das conversas, como estou fazendo daqui, mesmo a distância. Parei de atuar por uma determinação de cima, da nacional. As conversas para conseguirem apoio do PSB estavam a todo vapor, e nos foi determinado que aguardássemos. Nesta sexta (3) eu volto e daí, à noite, a gente vai se reunir para dar os direcionamentos à nossa convenção do final de semana

Joe Valle (PDT)

Institucionalmente o PDT também defende o deputado distrital. De acordo com o partido, “no exato momento, é necessário que o presidente Georges Michel tome a frente das negociações de presidente (regional) para presidente (nacional). O Joe é parlamentar, mas, mesmo sendo da Executiva, as conversas precisam ser institucionais”, afirmou o partido, por meio de nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?