Pedetistas cobram presença de Joe Valle e criticam “desaparecimento”
Antes coordenador das articulações do PDT, distrital é apontado como responsável por legenda quase fazer aliança com o PSB de Rollemberg
atualizado
Compartilhar notícia
Duas semanas e apenas uma aparição em encontros promovidos pelo PDT. A postura do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), tem irritado correligionários no momento mais “quente” da política em 2018 – ao menos até agora.
Parte dos integrantes da legenda credita a Joe a fatura pelos problemas internos. O primeiro foi ele ter desistido de concorrer ao GDF. Depois, o fracasso nas tratativas com o ex-candidato ao Buriti Jofran Frejat (PR) em formar uma chapa na qual Joe seria o postulante ao Senado. Por último, o fato de o PDT-DF quase ter fechado apoio à reeleição do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), o que ninguém queria no partido.
A conta recai sobre Joe porque, segundo pedetistas ouvidos pela reportagem, o partido havia lhe dado autonomia para falar por seus militantes em busca de composições que fizessem da sigla protagonista nas eleições deste ano.
Em uma semana decisiva, na qual o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidenciável da legenda, Ciro Gomes, tentam o apoio do PSB do Distrito Federal, Joe Valle tem sido vítima de críticas de pedetistas. Antes nome certo para a disputa do GDF e, depois, ao Senado, agora o distrital nem sequer sabe se sairá para algum cargo.
“Ele era o nome que poderia ter dado ao PDT o protagonismo destas eleições. Mas ele quis se aliar ao lado dos lobos, e nós não permitimos. Agora, quando precisamos dele de novo, ele some. Só apareceu na convenção do Ciro porque insistiram por telefone para ele dar as caras. Esta semana, o barraco está pegando fogo e ele não está aqui”, protestou um membro da Executiva do PDT-DF, que preferiu não se identificar.
Presidente da Câmara Legislativa, Joe está de licença dos trabalhos da Casa até esta sexta-feira (3/8) e não esteve na reabertura dos trabalhos, na última quarta-feira (1º). Ele participa de um evento de capacitação administrativa em Piracicaba (SP).
Ao Metrópoles, Joe assegurou estar nas discussões, por telefone, com o presidente regional do PDT, Georges Michel.
Eu não desapareci. Continuei a participar das conversas, como estou fazendo daqui, mesmo a distância. Parei de atuar por uma determinação de cima, da nacional. As conversas para conseguirem apoio do PSB estavam a todo vapor, e nos foi determinado que aguardássemos. Nesta sexta (3) eu volto e daí, à noite, a gente vai se reunir para dar os direcionamentos à nossa convenção do final de semana
Joe Valle (PDT)
Institucionalmente o PDT também defende o deputado distrital. De acordo com o partido, “no exato momento, é necessário que o presidente Georges Michel tome a frente das negociações de presidente (regional) para presidente (nacional). O Joe é parlamentar, mas, mesmo sendo da Executiva, as conversas precisam ser institucionais”, afirmou o partido, por meio de nota.