metropoles.com

PDT vai aguardar decisão nacional do partido para bater martelo no DF

Após encontro com o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, Executiva local decidiu aguardar posicionamento para levar adiante alianças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Brasília (DF), 05/06/2018 Reunião PDTLocal: Restaurante Fusion SudoesteFoto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 05/06/2018 Reunião PDTLocal: Restaurante Fusion SudoesteFoto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Mais uma vez, o PDT-DF adiou a decisão sobre suas alianças para as eleições de outubro. Depois de especulações a respeito do rumo a seguir, o partido anunciou, nesta terça-feira (3/7), que vai aguardar as coligações nacionais para então formalizar acordo no âmbito local.

Em reunião com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, na hora do almoço, a Executiva achou melhor esfriar as negociações locais. Assim, o encontro previsto para as 20h desta terça, no qual opartido prometia bater o martelo, foi suspenso. À frente da legenda no DF, Georges Michel ressaltou ponderação de Lupi: as uniões regionais da sigla devem estar sincronizadas com a direção nacional.

Vamos continuar discutindo, mas, nacionalmente, o partido só tem uma decisão: que é a do Ciro Gomes como pré-candidato a presidente da República“, disse. Segundo o líder pedetista no Distrito Federal, a definição das alianças deve ocorrer só após o dia 20 de julho, data em que começam as convenções partidárias.

Não avançou a união entre o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Joe Valle, e o ex-secretário de Saúde e pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Jofran Frejat (PR). Membros do PDT-DF defendem até candidatura própria, com objetivo de criar palanque para Ciro Gomes em Brasília. Os nomes dos ex-deputados distritais Peniel Pacheco e Fábio Barcellos ganharam força. Joe Valle é cotado como pré-candidato ao Senado.

O flerte entre PSB e PDT tem se tornado uma realidade em âmbito nacional. Dessa forma, a possibilidade de a sigla pedetista no DF fechar com a legenda a qual pertence o governador Rodrigo Rollemberg aumenta. Embora essa ideia desagrade membros do partido de Joe – devido ao conturbado relacionamento entre os partidos, que romperam no ano passado –, o chefe do Executivo local se anima.

Em evento, pela manhã, em Taguatinga, o socialista defendeu o apoio de seu partido à pré-candidatura do pedetista Ciro Gomes à presidência da República e a reprodução de uma eventual coligação nacional nos estados e no Distrito Federal. “Ciro Gomes reúne as melhores condições para unificar o campo progressista”, argumentou.

Rollemberg ainda aposta numa coalizão local, que envolva, além do PSB e do PDT, siglas como a Rede, PV, Solidariedade, Podemos, PCdoB, PPL e PHS.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?