metropoles.com

PDT dispensa Peniel Pacheco e não terá candidato próprio ao GDF

Em reunião conturbada, o diretório regional do partido decidiu ir para a convenção deste sábado (4/8) sem cabeça de chapa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
peniel2
1 de 1 peniel2 - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

Depois de três horas de reunião, bate-boca e irritação, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) decidiu, na noite desta sexta-feira (3/8), que não terá candidato próprio ao Palácio do Buriti nas eleições de 2018. A legenda chegou a anunciar o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, e o ex-deputado distrital Peniel Pacho como pré-candidatos, porém não conseguiu chegar a um consenso e abriu mão do cabeça de chapa. Agora, a corrida é para conseguir se encaixar em alguma coligação.

O PDT chega à sua convenção regional, marcada para este sábado (4), sem ao menos um entendimento. O caminho mais provável é a união com a chapa de Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB).

“Foi uma chuva de verão. Regou a esperança de uma nova forma de fazer política, mas não resistiu à secura do fisiologismo”, afirmou Peniel Pacheco, que deixou a reunião na sede do PDT antes de as discussões terminarem. Ele ficou irritado com a possibilidade de retirada de sua candidatura. Porém, a decisão se confirmou em seguida.

“Pessoalmente, não desisti. Se não aconteceu, é porque ‘fui desistido’, apesar de todas as garantias dadas de que a candidatura era para valer. Também não aceitarei disputar qualquer outro cargo em qualquer outra coligação”, disparou Peniel. Ele se sentiu traído.

O deputado distrital Reginaldo Veras disse ter “odiado” o encaminhamento. “Foi aprovado que não teremos candidatura própria. Ir com a Eliana ainda não está certo, mas, se for, farei campanha contra. Isso é ferir minhas bandeiras políticas e do PDT”, disparou Veras.

Contrariando todos os membros da Executiva, o presidente regional do PDT, Georges Michel, minimizou e disse que o martelo ainda não foi batido. “Foi decidido não decidir. Essa reunião foi para organizar a convenção. Conversamos sobre coligações. Nós falamos que temos a candidatura do Peniel e que precisamos viabilizar a chapa”, ressaltou.

Opções
Além da possibilidade de apoiar Eliana e Alírio, a outra alternativa para o PDT – considerada como mais difícil – seria entrar no projeto de reeleição do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Por último, uma composição com o deputado federal Rogério Rosso (PSD), que disputará o Buriti, em chapa com Cristovam Buarque (PPS), o qual tentará permanecer no Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?