metropoles.com

PDT desiste de Joe Valle para o GDF e procura novo candidato ao Buriti

Legenda apoiará o distrital para o Senado, mas garante que terá candidato próprio ao Buriti. Só não sabe quem. Há quatro nomes na mesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
pdt
1 de 1 pdt - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

Sem a presença do principal nome para a disputa de uma vaga majoritária nas eleições de 2018, Joe Valle, presidente da Câmara Legislativa, o PDT reuniu-se para indicar qual rumo o partido deve tomar para firmar alianças. Antes mesmo de iniciar o encontro, na noite desta quinta-feira (3/5), o presidente regional da legenda, Georges Michel, deixou claro: “Vamos apoiar o Joe para o cargo que ele quiser, mas teremos candidato a governador com certeza”.

Durante o encontro, o PDT bateu o martelo e dará a legenda de senador para Joe Valle, mas cravou que não apoiará nenhum partido nem endossará o desejo do distrital de integrar o palanque do buritizável Jofran Frejat (PR). Pelo contrário. Mandou recado para os partidos que queiram se unir ao palanque dos trabalhistas.

“A reunião foi suspensa. Na quarta-feira (9), vamos nos reunir aqui com o presidente [do PDT], Carlos Lupi, e serão apresentados os nomes. Temos pelo menos três candidatos para oferecer. Dos grandes, somos o único com ficha limpa, organizado e que tem militância. Teve quem até apoiasse uma aliança com Frejat, mas a maioria votou por ter um palanque próprio”, disse Georges Michel, sem revelar outros nomes.

Embora o presidente do partido tenha falado em três nomes, há quatro na mesa. Conforme o Metrópoles apurou, são eles: o próprio Georges Michel; o ex-distrital Peniel Pacheco; Hélio Doyle, ex-titular da Casa Civil na gestão Rollemberg; e Eroides Lessa.

O problema de apoiar Frejat, na visão de parte dos membros da executiva, são as “companhias” do ex-secretário e a pretensão de ter um palanque para o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT).

O partido espera que um nome para governador ainda se levante entre as opções que a legenda tem internamente. No entanto, dentro da sala onde a cúpula da sigla reuniu-se, o clima não era amistoso. Um dos membros da executiva disparou: “Está na guerra é para atirar. Se ele [Joe Valle] não quer ser governador, lá dentro [da sala] tem uma monte de gente com capacidade para isso”, esbravejou o pedetista, que pediu para não ter o nome divulgado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?