metropoles.com

Para CAU-DF, projeto de extinção da Agefis é “genérico e superficial”

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo encaminhou ofício questionando a tramitação em regime de urgência da proposta na Câmara Legislativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/ Agência Brasília
operação agefis estrutural
1 de 1 operação agefis estrutural - Foto: Gabriel Jabur/ Agência Brasília

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU-DF) manifestou preocupação com a tramitação, em regime de urgência, do projeto de lei apresentado pelo Governo do Distrito Federal que extingue a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e cria o DF Legal, com status de secretaria.

Em ofício direcionado ao presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente (MDB), o órgão afirma que o texto é “genérico e superficial” e demonstra preocupação com a fiscalização do uso e ocupação do território no DF.

O documento aponta que o ofício enviado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) não apresenta “qualquer fundamento ou justificativa para o regime de urgência”.

Além do CAU-DF, assinam o questionamento a Associação dos Arquitetos Paisagistas Núcleo Distrito Federal (Abap-DF), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (Abea) e o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Distrito Federal (IAB-DF).

“Entendemos e achamos louvável o Governo do Distrito Federal querer melhorar os serviços preparados à população, porém uma discussão mais ampla a respeito da Agefis será benéfica a todo mundo”, afirmou Daniel Mangabeira, presidente da CAU-DF. Ele também cobra informações sobre o destino dos servidores públicos que atuam na atual estrutura da Agefis.

Confira:

Ofício CAU/DF — Agefis by on Scribd

Promessa de campanha de Ibaneis Rocha, o projeto que extingue a Agefis e cria a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF, que será conhecida como DF Legal, foi encaminhado no último dia 23 de janeiro.

De acordo com a exposição de motivos apresentada pelo governo, o objetivo da mudança é “aproximar a comunidade dos serviços prestados e facilitar o acesso através da descentralização dos serviços com postos de atendimento avançados em todas as regiões administrativas do DF”.

Pela proposta, o GDF pretende aplicar as mudanças previstas no texto em até 30 dias após a possível aprovação e a sanção do governador Ibaneis Rocha.

Por meio de assessoria, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), afirmou não ter analisado ainda o projeto que propõe a extinção da Agefis. Da mesma forma, ainda analisará o pedido do CAU-DF antes de se posicionar.

A análise do pedido do CAU-DF será feito tanto pela Mesa Diretora quanto pelos líderes de partidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?