metropoles.com

Nomeações para cargos de chefia do Detran-DF desagradam categoria

Escolhido para Diretoria de Engenharia, Dawton Batista Baia é servidor da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TONY WINSTON/AGÊNCIA BRASÍLIA
detran-df-Foto-Tony-Winston-Ag–ncia-Bras–lia-e1447365094609
1 de 1 detran-df-Foto-Tony-Winston-Ag–ncia-Bras–lia-e1447365094609 - Foto: TONY WINSTON/AGÊNCIA BRASÍLIA

Publicados no Diário Oficial desta sexta-feira (4/1), os nomes escolhidos por Ibaneis Rocha (MDB) para os cargos de chefia do Departamento do Distrito Federal (Detran-DF) não agradaram os servidores do órgão. Em nota, o sindicato da categoria, o SinDetran, manifestou o descontentamento (confira o texto abaixo).

Entre as queixas, a falta de diálogo com os funcionários públicos do órgão e a predileção pela carreira de agentes de trânsito em detrimento dos concursados em áreas administrativas.

Para a diretoria de Engenharia de Trânsito, Ibaneis nomeou um servidor da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo. O afastamento de Dawton Batista Baia consta no Diário Oficial do governo paulista. Dawnton assume o posto no órgão brasiliense “sem prejuízo dos salários e dos demais benefícios do seu cargo”. Ou seja, acumulará os rendimentos.

O valor recebido por Dawton na empresa de capital misto não é informado no Portal da Transparência do Governo de São Paulo. Com o posto no GDF, o contracheque do diretor terá acréscimo de R$ 12.007,79.

Confira a publicação no Diário Oficial de São Paulo:

Para Fábio Medeiros, presidente do SinDetran-DF, há nos quadros do Detran-DF engenheiros capacitados para o posto. “Servidores que conhecem a realidade do Distrito Federal”, afirmou.

O diretor-geral do órgão é Fabrício Moura, funcionário de carreira do Detran-DF há cinco anos. A equipe de comunicação de Ibaneis informou que Moura tem autonomia para escolher sua diretoria e que o governo não se manifestará sobre a nota do Sindetran.

Confira a íntegra da nota do Sindetran:

Sindetran-DF defende que as novas diretorias do Detran sejam comandadas por servidores das duas carreiras.

Atento às mudanças na nova gestão do Detran no Distrito Federal, o Sindicato dos Servidores das Carreiras que compõem os órgãos e Entidades Executivas de Trânsito do Distrito Federal (Sindetran-DF) aguarda e torce para que a vontade da categoria seja respeitada: servidores das nossas carreiras para comandar o Detran.

Desde outubro de 2018, a diretoria do Sindetran-DF tem feito uma articulação com os tomadores de decisão para que o comando das novas diretorias da Autarquia seja realizada por agentes e administrativos de forma justa.

Segundo o presidente do Sindetran-DF, Fábio Medeiros, esses cargos são instrumentos de barganha política, e antes de 2007 os nomes indicados eram de apadrinhados políticos e coronéis da PM que comandavam o Detran.

“Temos servidores altamente capacitados para assumir essas funções dentro do Detran e lutamos para que nossos servidores assumam o comando, porém, a tradição que acompanhamos nos últimos anos é essas vagas serem ocupadas como moeda de troca. Agora a discussão é outra: Superamos a fase dos coronéis mas agora parece que vai faltar a representação entre as carreiras.

Existem duas carreiras que prestam duas atividades diferentes na Autarquia. Porém o Detran é uma engrenagem onde uma atividade depende e se completa com a outra”.

O Sindetran-DF alerta que as recentes nomeações não têm atendido o pedido da entidade desde o mês de novembro do 2018 no que se refere ao equilíbrio de poder e representação das carreiras no comando do Detran. Para diretor-geral e diretor-adjunto foram nomeados dois agentes. O pedido seria que o adjunto fosse um administrativo. Além disso, o nomeado para Engenharia não pertence ao quadro e vem da CET de São Paulo. A diretoria fica preocupada com o clima organizacional que pode piorar.

“Já no início de um novo GDF, já temos um novo problema e desconforto para resolver. Estaremos avaliando as demais gerências, chefias, e medindo o grau de divergência das nomeações, para avaliar com a categoria. Queremos trabalhar e ajudar o Governo, o Detran e Brasília, mas temos uma categoria que precisa ser ouvida e comandar o Detran, com justa divisão e igualdade na representação de gestão, na divisão justa do poder”, defende o presidente Fábio Medeiros.

Sindetran-DF
Bsb, 4/1/2019

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?