metropoles.com

Nome da oposição para a Presidência da Câmara ainda não está definido

A escolha deve ficar entre Joe Valle (PDT) e Sandra Faraj (Solidariedade) e ser feita na noite desta quarta-feira (14/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
joe valle
1 de 1 joe valle - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A confirmação do nome de Joe Valle (PDT) ou de Sandra Faraj (Solidariedade) para ldierar a chapa do chamado blocão, encabeçado por Wellington Luiz (PMDB) e Celina Leão (PPS), à Presidência da Câmara Legislativa ficará para a noite desta quarta-feira (14/12). Tanto o pedetista quanto a distrital apresentaram seus votos ao grupo. Pelas contas deles, o resultado foi 4 a 2 para Joe.

O restante dos votos, que ao todo somariam 12, estariam com o candidato a vice-presidente Wellington Luiz e o grupo de Celina Leão. Esse mesmo grupo tem acusado o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que apoia Agaciel Maia (PR), de ter ampliado a pressão sobre deputados da base que admitem votar em Joe.

Rollemberg teria, segundo um parlamentar da base, oferecido cargos como administrações e cargos em secretarias. Ainda assim, de acordo com o governistas, os votos não serão transferidos. “Eu falei ao governador que o grande problema é que os deputados não estão dando credibilidade para os acordos que ele quer firmar”, afirmou o parlamentar, que pediu para não se identificar.

Sem traições
O Bloco Sustentabilidade e Trabalho também quer evitar novas dissidências. Nesta quarta-feira, o grupo assinou um documento com os nomes de três dos cinco membros do grupo. Professor Israel Batista (PV) já havia abandonado o grupo para votar com o indicado do governador. Professor Reginaldo Veras (PDT), Chico Leite (Rede) e Cláudio Abrantes (Rede) se comprometeram com Joe.

Os nervos entre os deputados se acirraram em plenário nesta quarta-feira. Defensores da candidatura de Agaciel Maia declararam voto no deputado. Chico Vigilante (PT) rebateu a nota do Partido dos Trabalhadores, que disse não concordar com o apoio de seus distritais ao candidato do governo.

Raimundo Ribeiro (PPS), por sua vez, criticou a interferência do governador no processo. “Eu já falei para o Agaciel, aqui do meu lado, o problema não é a candidatura do senhor, mas quem é seu cabo eleitoral”, declarou o deputado, se referindo ao apoio de Rollemberg.

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?